Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de metabolismo in vitro do diterpeno clerodânico antitumoral casearina X

Processo: 12/03446-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Cristiane Masetto de Gaitani
Beneficiário:Rodrigo Moreira da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/51812-0 - Desenvolvimento de uma plataforma para o estudo do metabolismo in vivo e in vitro de produtos naturais, uma necessidade para o sistema de ensaios pré-clínicos, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Metabolismo   Técnicas in vitro   Casearia sylvestris   Antineoplásicos

Resumo

Já foram confirmadas as principais propriedades farmacológicas da Casearia sylvestris, uma espécie de árvore cujas folhas são utilizadas na medicina popular. Recentemente foi demonstrada a potente atividade citotóxica da casearina X, o diterpeno clerodânico majoritário isolado das folhas de C. sylvestris, contra células tumorais humanas. No Brasil, país que detém a maior biodiversidade do planeta, o desenvolvimento de novos medicamentos a partir de fontes naturais tem sido reconhecido como importante estratégia para as políticas de saúde. Tendo em vista que o avanço nas pesquisas de novos candidatos a fármaco requer uma avaliação inicial pré-clínica de segurança e eficácia in vitro e in vivo que justifiquem sua indicação terapêutica, o objetivo deste trabalho é estudar o metabolismo in vitro da casearina X, utilizando frações microssomal hepáticas de ratos e humanos. Para assegurar a confiabilidade dos resultados, será desenvolvido e validado um método analítico para a quantificação da casearina X em frações microssomais e posterior estimativa in vitro da constante de Michaelis-Mentem (Km), velocidade máxima (Vmax) e clearance intrínseco (CL). Caso seja observado a formação de metabólitos, os mesmos serão identificados empregando a espectrometria de massas e/ou ressonância magnética nuclear. Os resultados obtidos nesse projeto poderão fornecer informações essenciais para o desenvolvimento de um possível novo medicamento, além de contribuir com o projeto temático ao qual está vinculado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RODRIGO MOREIRA; DE GAITANI, CRISTIANE MASETTO; MAURIZ MARQUES, LUCAS MACIEL; BARACO, KARINA FRAIGE; CAVALHEIRO, ALBERTO JOSE; BERALDO DE MORAES, LUIZ ALBERTO; LOPES, NORBERTO PEPORINE; MORAES DE OLIVEIRA, ANDERSON RODRIGO. Characterization of Casearin X Metabolism by Rat and Human Liver Microsomes. Planta Medica, v. 85, n. 4, p. 282-291, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rodrigo Moreira da. Caracterização in vitro do metabolismo e da absorção intestinal da casearina X. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.