Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma vacina de subunidade contra o sorotipo 2 do vírus dengue baseada no domínio helicase da proteína NS3.

Processo: 11/14212-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luis Carlos de Souza Ferreira
Beneficiário:Raiza Sales Pereira Bizerra
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinas   Dengue   Desenvolvimento de vacinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dengue | helicase | Ns3 | Vacina | Desenvolvimento de Vacinas

Resumo

O presente projeto tem como objetivo principal desenvolver e caracterizar uma estratégia vacinal de caráter profilático contra o sorotipo 2 do vírus dengue (DENV2), baseada no domínio helicase da proteína NS3 (NS3H) combinado a três adjuvantes e administrado por via subcutânea em modelo murino. Para isso, serão clonados e expressos os genes codificadores da NS3H e da forma atóxica da toxina termo-lábil (LTG33D) de E. coli enterotoxigênica (ETEC) em linhagens recombinantes de E. coli. A proteína NS3H será administrada a camundongos BALB/c em combinação com hidróxido de alumínio, oligonucleotídeos ricos em CpG (ODNs) ou LTG33D. As respostas celulares e humorais anti-NS3H serão monitoradas por meio de ensaios que visem à determinação de anticorpos circulantes por ELISA e ensaios dirigidos para a caracterização de respostas celulares mediadas por linfócitos do tipo T CD4+ e T CD8+. Para tal, serão avaliados os perfis de secreção de citocinas e ativação celular através de ELISPOT e ICS (marcação de citocinas intracelulares). Serão realizados ainda ensaios de desafio em modelo murino para determinar a capacidade protetora das formulações vacinais frente à infecção pelo DENV2. A segurança dessas formulações será avaliada a partir das análises de hemograma, leucograma, citocinas circulantes, medição de marcadores de função hepática, níveis de proteína C-reativa e análises histopatológicas. O desenvolvimento de uma vacina contra o DENV2 representará uma contribuição inédita à ciência, a qual poderá, posteriormente, ser associada a vacinas relativas aos outros sorotipos virais a fim de gerar uma formulação vacinal tetravalente capaz de prevenir a dengue em humanos. Ademais, os dados gerados a partir desse projeto representarão uma contribuição relevante aos estudos voltados ao desenvolvimento de estratégias vacinais contra a dengue.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIZERRA, Raiza Sales Pereira. Desenvolvimento de uma vacina de subunidade contra o sorotipo 2 do vírus dengue baseada no domínio helicase da proteína NS3.. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.