Busca avançada
Ano de início
Entree

Autofagocitose e estresse oxidativo no sistema nervoso central de ratos idosos submetidos ao exercício físico moderado

Processo: 11/15283-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Merari de Fátima Ramires Ferrari
Beneficiário:Carolliny Moura da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/08063-1 - Análise da expressão de proteína LC3 no sistema nervoso central de ratos idosos submetidos ao exercício físico moderado, BE.EP.MS
Assunto(s):Envelhecimento   Degeneração neural

Resumo

O sistema nervoso central senil em processo degenerativo apresenta alterações na estrutura e composição bioquímica das células inclusive associadas ao aumento de radicais livres e depósitos de placas senis e neurofibrilares. A presença desses agregados proteicos distribuídos por todo o sistema nervoso central leva a prejuízos intracelulares que culminam em morte celular. A falha nas vias celulares de degradação pode favorecer a agregação de proteínas intra e extracelulares, o que prejudica a homeostase neuronal podendo culminar em neurodegeneração. Desta forma, pretende-se quantificar as proteínas modificadas por carbonilação (medida indireta do estresse oxidativo) bem como a expressão de proteínas envolvidas no sistema de autofagia celular em ratos idosos submetidos ao exercício físico moderado e à exposição a rotenona (agente que favorece o estresse oxidativo e a agregação proteica). Este estudo visa ao estabelecimento da correlação entre a exercício físico, o envelhecimento, o estresse oxidativo e a agregação de proteínas no sistema nervoso central. Para essa análise, serão empregados anticorpos específicos para a detecção de proteínas da via de autofagocitose tais como Ulk1, LC3-I, LC3-II e Beclina-1, assim como de proteínas carboniladas, utilizando-se a técnica de western blot. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, KARLA P.; SILVA, CAROLLINY M.; ALMEIDA, MICHAEL F.; CHAVES, RODRIGO S.; MARCOURAKIS, TANIA; CARDOSO, SANDRA M.; DEMASI, MARILENE; NETTO, LUIS E. S.; FERRARI, MERARI F. R. Mild Exercise Differently Affects Proteostasis and Oxidative Stress on Motor Areas During Neurodegeneration: A Comparative Study of Three Treadmill Running Protocols. NEUROTOXICITY RESEARCH, v. 35, n. 2, p. 410-420, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.