Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência do HPV no fluído oral em homens infectados pelo HIV-1 e fatores de risco relacionados à infecção.

Processo: 11/16094-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Jorge Simão do Rosário Casseb
Beneficiário:Karen Eliane de Oliveira Gaester
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções por Papillomavirus   Doenças transmissíveis   Homens   HIV

Resumo

Introdução: O Papilomavírus Humano (HPV) pertence à família Papillomaviridae e é considerada uma infecção sexualmente transmissível, altamente disseminada com cerca de 50% dos adultos sexualmente ativos infectados pelo vírus. Em indivíduos soropositivos para HIV, a infecção por HPV oral é mais freqüente, com manifestações mais agressivas, taxa elevada de prevalência e resistência, além de um número maior de recidivas ao tratamento contra o HPV. Objetivos: Determinar a prevalência do HPV no fluído oral em homens infectados pelo HIV-1, os tipos de HPV e correlacionar a presença do HPV com os fatores de risco associados à transmissão oral. Material e método: Serão coletadas 300 amostras de lavado oral de pacientes do sexo masculino, provenientes do Ambulatório de Imunodeficiências secundárias. As amostras do lavado oral serão submetidas a extração de DNA, amplificação por PCR convencional, empregando-se os oligonucleotídeos PGMY09 e PGMY11, e os tipos de HPV serão determinados por ensaio de Polimorfismo de Fragmento de Restrição (RFLP). Nossos dados preliminares, demonstraram uma elevada presença do HPV no fluido oral (~30%). Esse estudo, poderá determinar a prevalência e fatores de risco associados a presença do HPV em homens infectados pelo HIV, que será importante nas medidas de prevenção e possível uso de vacinas profiláticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAESTER, KAREN; FONSECA, LUIZ A. M.; LUIZ, OLINDA; ASSONE, TATIANE; FONTES, ADRIELE SOUZA; COSTA, FERNANDO; DUARTE, ALBERTO J. S.; CASSEB, JORGE. Human papillomavirus infection in oral fluids of HIV-1-positive men: prevalence and risk factors. SCIENTIFIC REPORTS, v. 4, OCT 17 2014. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAESTER, Karen Eliane de Oliveira. Infecção do Papilomavírus Humano no fluído oral em homens infectados pelo HIV: prevalência da infecção e sua relação com os fatores de risco. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Medicina Tropical de São Paulo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.