Busca avançada
Ano de início
Entree

Microcápsulas de gelana e pectina como potencial estratégia para liberação cólon-específica de fármacos.

Processo: 11/16847-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Raul Cesar Evangelista
Beneficiário:Fabíola Garavello Prezotti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Liberação controlada de fármacos   Pectinas   Reticulação   Microcápsulas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gelana | Liberação Controlada | microcápsulas | pectina | Reticulação | sistema colônico | Sistemas de liberação controlada de fármacos

Resumo

A vetorização de fármacos para um órgão alvo representa um grande desafio na pesquisa e desenvolvimento de novos sistemas de liberação controlada de fármacos. O uso de polímeros bioadesivos na forma de sistemas multiparticulados, como as microcápsulas, bem como sua modificação química através da reticulação, podem se transformar em valiosas estratégias para se aperfeiçoar o desempenho de sistemas de liberação cólon-específica de fármacos. No presente trabalho, misturas de gelana e pectina serão utilizadas para obtenção de microcápsulas contendo cetoprofeno como fármaco modelo, através da reticulação ionotrópica com Al3+. A caracterização físico-química das microcápsulas incluirá análises de eficiência de encapsulação, tamanho, forma e morfologia de superfície. A análise térmica será utilizada para avaliar possíveis interações fármaco-polímero, bem como para determinar a forma em que se encontra o fármaco encapsulado. O desempenho das microcápsulas como sistemas de liberação de fármacos será determinado por estudos de liberação in vitro em meios com valores de pH correspondentes às diferentes porções do TGI, seguido pela determinação do respectivo mecanismo de liberação, através de modelos matemáticos apropriados. A influência das variáveis proporção da mistura de polímeros, concentração de polímero e de cátion (Al3+) nos dados experimentais obtidos será avaliada com auxílio de tratamento estatístico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PREZOTTI, FABIOLA GARAVELLO; SIEDLE, IZABEL; BONI, FERNANDA ISADORA; CHORILLI, MARLUS; MUELLER, INGRID; FERREIRA CURY, BEATRIZ STRINGHETTI. Mucoadhesive films based on gellan gum/pectin blends as potential platform for buccal drug delivery. PHARMACEUTICAL DEVELOPMENT AND TECHNOLOGY, v. 25, n. 2, p. 159-167, . (11/16847-7, 14/50928-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PREZOTTI, Fabíola Garavello. Microesferas de goma gelana e pectina como potencial estratégia para liberação controlada de fármacos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.