Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de detectores eletroquímicos constituídos de nanopartículas metálicas em BDD e CNT para determinação de carboidratos em material lignocelulósico de cana de açúcar utilizando CLAE

Processo: 11/20416-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Nelson Ramos Stradiotto
Beneficiário:Leonardo Lataro Paim
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas metálicas   Cromatografia líquida de alta eficiência   Biocombustíveis   Carboidratos

Resumo

A necessidade pela busca de novas fontes de energias renováveis, limpas e seguras, coloca a biomassa como uma fonte de grande potencial. O etanol lignocelulósico a partir da biomassa, bagaço e a palha da cana, é uma forma de aumentar a produção de combustíveis. Não apenas a questão da disponibilidade de combustíveis fósseis, mas sim os problemas ambientais gerados a partir de sua utilização, como o efeito estufa que contribui diretamente para o aquecimento global. A determinação de carboidratos em biomassa tem despertado grande interesse, pois a medida precisa do teor de carboidratos presentes nas amostras é de extrema importância na avaliação da eficiência e otimização de diferentes processos de produção do etanol lignocelulósico. Dentre os trabalhos desenvolvidos em análise de carboidratos por CLAE, aqueles que utilizam detectores eletroquímicos se destacam por serem sensíveis, seletivos e apresentarem pequenos limites de detecção e uma grande aplicabilidade em diversas matrizes. Tendo em vista a grande importância da determinação de carboidratos em biomassa aliado à necessidade de desenvolver métodos de determinação rápidos, sensíveis e seletivos, o presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de eletrodos de diamante dopado com boro (BDD) e nanotubos de carbono (CNT) quimicamente modificados com nanoparticulas metálicas (BDD/NP e CNT/NP) de NiO, CuO, FeOOH e AuO para a utilização como detectores eletroquímicos na determinação de carboidratos em materiais lignocelulósicos de cana-de-açúcar por CLAE com detecção eletroquímica (ED). O desenvolvimento dos BDD/NP e CNT/NP abrangerá a construção, caracterização eletroquímica, espectroscópica (XPS) e morfológica (MEV-FEG), bem como a metodologia para determinação destes compostos utilizando a técnica de CLAE-ED.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SA, ACELINO CARDOSO; PAIM, LEONARDO LATARO; STRADIOTTO, NELSON RAMOS. Sugars Electrooxidation at Glassy Carbon Electrode Decorate with Multi-Walled Carbon Nanotubes with Nickel Oxy-Hydroxide. International Journal of Electrochemical Science, v. 9, n. 12, p. 7746-7762, DEC 2014. Citações Web of Science: 19.
WANG, QIAN; PAIM, LEONARDO LATARO; ZHANG, XIUHUA; WANG, SHENGFU; STRADIOTTO, NELSON RAMOS. An Electrochemical Sensor for Reducing Sugars Based on a Glassy Carbon Electrode Modified with Electropolymerized Molecularly Imprinted Poly-o-phenylenediamine Film. Electroanalysis, v. 26, n. 7, p. 1612-1622, JUL 2014. Citações Web of Science: 12.
SEDENHO, GRAZIELA CRISTINA; PAIM, LEONARDO LATARO; STRADIOTTO, NELSON RAMOS. Simple and direct potentiometric determination of potassium ions in biodiesel microemulsions at a glassy carbon electrode modified with nickel(II) hexacyanoferrate nanoparticles. ANALYTICAL METHODS, v. 5, n. 16, p. 4145-4151, 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.