Bolsa 11/22062-2 - Sociologia educacional, Mobilidade social - BV FAPESP
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Estratégias educativas em tempos de mobilidade social: o caso das famílias de Ermelino Matarazzo

Processo: 11/22062-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Graziela Serroni Perosa
Beneficiário:Helena de Souza Marcon
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional   Mobilidade social   Entrevistas (psicologia)   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estratégias educativas | Família e escola | Mercado Escolar | Nova Classe Média | Sociologia da Educação

Resumo

Neste projeto propõe-se investigar as estratégias educativas desenvolvidas por famílias residentes em Ermelino Matarazzo, bairro da zona leste de São Paulo. Procura-se analisar como se desenvolvem tais estratégias em um contexto marcado pela emergência de um mercado escolar, caracterizado pela chegada recente de diversas escolas privadas em um bairro de origem popular. Os objetivos da pesquisa são compreender a emergência de um mercado escolar no distrito e a lógica das estratégias educativas desenvolvidas por famílias que procuram escolas públicas e privadas. Os procedimentos metodológicos incluem a realização de entrevistas com diretores e pais e a aplicação de questionários com os alunos do Ensino Médio, de uma escola pública e uma escola privada. Os resultados devem permitir compreender melhor o surgimento de escolas privadas neste bairro popular, uma possível fuga das escolas públicas e o desenvolvimento de novas ambições e estratégias educativas em famílias que experimentaram um aumento da renda. Espera-se com tais resultados contribuir para a elaboração de novos indicadores, com vistas a subsidiar políticas públicas em educação, voltadas para atender as expectativas e demandas de famílias de origem popular. (AU)

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