Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural e análises funcionais do transportador de nitrato/nitrito do tipo ABC de Xanthomonas axonopodis pv. citri

Processo: 11/22386-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Andrea Balan Fernandes
Beneficiário:Aline Sampaio Pinto
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica   Cancro (doença de planta)

Resumo

Xanthomonas citri é uma bactéria aeróbica, patógena, causadora do cancro cítrico, uma doença de citros que leva à perdas econômicas significativas no Brasil e no mundo. 4% do genoma desta bactéria corresponde à genes de transportadores do tipo ABC, uma das maiores famílias de proteínas, envolvidas com diferentes funções incluindo desde o transporte, nutrição, reparação de DNA até o fenômeno de resistência múltiplas à drogas. Dada a importância e envolvimento destes transportadores na fisiologia dos organismos, os mesmos podem ser usados como excelentes alvos para o desenvolvimento de inibidores do crescimento bacteriano. Apesar de sua importância, a relação destes transportadores com os mecanismos de infecção e patogênese em X. citri ainda não estão definidos. Neste contexto, este projeto visa caracterizar estrutural e funcionalmente os componentes do transportador do tipo ABC de nitrato/nitrito e taurina, codificado pelo operon nitTnrtBCD. Uma vez que o nitrato é a maior fonte de nitrogênio para organismos e que seu transporte é extremamente necessário, acreditamos que o transportador identificado tenha uma importância significativa para a bactéria. Estudos preliminares realizados com um mutante de X. citri portador de deleção no gene nitT, que codifica a proteína ligadora periplasmática, apontam um papel fundamental desta proteína no crescimento e infecção bacteriana. Pretende-se caracterizar estruturalmente todos os componentes deste transportador por espectroscopia, cristalografia e modelagem molecular, definindo as regiões de interação proteína-ligante e proteína-proteína, de forma a estabelecer possíveis alvos para o desenvolvimento de inibidores. Funcionalmente, as análises serão baseadas na construção de mutantes de deleção dos genes dos transportador e avaliação do comportamento dos mesmos em ensaios in vitro em diferentes condições de cultivo e in vivo, durante a infecção na planta.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMPAIO, ALINE; PEGOS, VANESSA RODRIGUES; OSHIRO, ELISA EMIKO; BALAN, ANDREA. The periplasmic binding protein NrtT affects xantham gum production and pathogenesis in Xanthomonas citri. FEBS OPEN BIO, v. 7, n. 10, p. 1499-1514, OCT 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Aline Sampaio. Caracterização estrutural e análises funcionais das proteínas periplasmáticas NrtT e PotF de transportadores do tipo ABC de Xanthomonas axonopodis pv. citri.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.