Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação de elementos responsivos aos receptores nucleares Coup-TFII no promotor do gene SMyHC3

Processo: 11/23725-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Ana Carolina Migliorini Figueira
Beneficiário:Juliana Fattori
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Receptores nucleares compreendem uma ampla família de fatores de transcrição que são ativados por ligantes. Esses receptores são potentes reguladores do desenvolvimento e diferenciação celular e da fisiologia orgânica, tendo como função regular a transcrição gênica. Eles atuam através da ligação a sequências específicas de DNA, chamadas de elementos responsivos a receptores nucleares (HREs). Dentro desta grande família de proteínas existem os receptores "órfãos", tais como COUP-TFI e II, para os quais nenhum ligante foi identificado até o momento. Atualmente, sabe-se que o receptor COUP-TFII exibe uma grande flexibilidade de ligação e atuação em vários tipos de HREs, sendo o DR1(repetição direta com espaçamento de um par de base), o elemento preferido e mais comum em promotores de genes influenciados por ele. Em mamíferos, o COUP-TFII regula muitos processos biológicos, incluindo angiogênese, desenvolvimento neural, determinação celular, ritmo circadiano e desenvolvimento cardíaco, ressaltando seu envolvimento na especificação atrial. Entretanto, este último papel do COUP-TFII não está bem estabelecido e sua regulação ainda não é clara. Na intenção de avançar no entendimento das bases moleculares do funcionamento do receptor COUP-TFII na regulação de uma região promotora bastante importante para o desenvolvimento cardíaco, este trabalho tem por objetivo caracterizar de maneira detalhada a interação entre o COUP-TFII e o promotor atrial do gene SMyHC3. Este estudo específico faz parte de um projeto maior, que pretende estudar o processo de padronização do desenvolvimento cardíaco. Processo este, que além de ser regulado pelo ácido retinóico, também é regulado por outras proteínas, como o receptor nuclear COUP-TFII, o qual, de acordo com estudos anteriores, está envolvido na regulação do promotor de SMyHC3 através do ácido retinóico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FATTORI, JULIANA; CAMPOS, JESSICA L. O.; DORATIOTO, TABATA R.; ASSIS, LUCAS M.; VITORINO, MARIELA T.; POLIKARPOV, IGOR; XAVIER-NETO, JOSE; FIGUEIRA, ANA CAROLINA M. RXR Agonist Modulates TR: Corepressor Dissociation Upon 9-cis Retinoic Acid Treatment. MOLECULAR ENDOCRINOLOGY, v. 29, n. 2, p. 258-273, FEB 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.