Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de espécies de Aspergillus em amostras de origem clínica/ambiental e análise de seu perfil de susceptibilidade a 6 antifúngicos

Processo: 12/01548-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Arnaldo Lopes Colombo
Beneficiário:Clara Ezequiel Negri
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aspergillus   Antifúngicos   Micologia

Resumo

Atualmente, espécies do gênero Aspergillus são responsáveis pela segunda maior ocorrência de infecções fúngicas invasivas (IFIs) em hospitais terciários. Na prática clínica, essas infecções são difíceis de serem diagnosticadas e o tratamento tardio é muito frequente. Poucos centros médicos têm capacitação para realizar a identificação acurada de espécies deste gênero de fungos. Os casos de resistência a antifúngicos não são comuns na medicina contemporânea, mas o número de casos de cepas resistentes e casos de fracasso terapêutico têm aumentado significativamente nas últimas décadas. Não há dados no Brasil sobre a prevalência de diferentes espécies de Aspergillus e seu perfil de susceptibilidade a antifúngicos. O presente estudo tem como objetivos analisar a distribuição de espécies de Aspergillus em amostras clínicas/ambientais e avaliar a ocorrência de cepas resistentes a triazólicos. A identificação de espécie de Aspergillus será realizada pela abordagem polifásica, incluindo análise micromorfológica, testes bioquímicos e sequenciamento de 3 genes, sendo que a caracterização de susceptibilidade das cepas a 6 antifúngicos será realizada por 3 diferentes métodos: microdiluição em caldo, disco difusão e E-test. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEGRI, C. E.; GONCALVES, S. S.; XAFRANSKI, H.; BERGAMASCO, M. D.; AQUINO, V. R.; CASTRO, P. T. O.; COLOMBO, A. L. Cryptic and Rare Aspergillus Species in Brazil: Prevalence in Clinical Samples and In Vitro Susceptibility to Triazoles. Journal of Clinical Microbiology, v. 52, n. 10, p. 3633-3640, OCT 2014. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.