Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do transcriptoma do músculo estriado esquelético do pacu (Piaractus mesopotamicus)

Processo: 12/02489-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Maeli Dal Pai
Beneficiário:Edson Assunção Mareco
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Genética   Expressão gênica

Resumo

O pacu (Piaractus mesopotamicus) apresenta excelentes características zootécnicas como rápido crescimento, parâmetro que está diretamente relacionado com o aumento da musculatura estriada esquelética. Pesquisas envolvendo a caracterização de genes musculares têm sido realizadas utilizando-se tecnologias moleculares, em espécies de peixes modelo como o Zebrafish que possuem o genoma sequenciado. No pacu, espécie que não possui o genoma sequenciado, esta falta de informação genética dificulta a realização de pesquisas relacionadas com a identificação das vias de sinalização que regulam o desenvolvimento, o crescimento e a manutenção do fenótipo muscular. A utilização de sequenciamento de próxima geração (Next-Generation Sequencing), como o pirosequenciamento Roche 454, é um método rápido, efetivo e com progressivo aumento da cobertura, para a obtenção de sequências dos genes transcritos (transcriptoma de novo) em espécies de peixes não modelo como o pacu. Esta tecnologia possibilita gerar uma sequência referência do transcriptoma para o estudo da expressão gênica global, identificação de duplicações de genes (parálogos), resultantes do evento de duplicação do genoma nas linhagens bases de teleósteos, e polimorfismos de base única (SNPs) falsos e verdadeiros, além de permitir futuros sequenciamentos de transcriptomas e genomas da espécie e de outras filogeneticamente relacionadas. Neste trabalho, pretende-se: 1)sequenciar e caracterizar o transcriptoma na musculatura do pacu utilizando o pirosequenciamento Roche 454 para produzir uma sequência referência do transcriptoma; 2) Determinar os genes diferencialmente expressos responsáveis pelo controle do fenótipo muscular vermelho e branco; 3) Quantificar (validar) a expressão dos genes relevantes para o fenótipo muscular utilizando a técnica de Reação em Cadeia da Polimerase Quantitativa após transcrição reversa (RT-qPCR). Os resultados obtidos com este projeto possibilitarão estabelecer uma base sólida para estudos futuros do músculo esquelético em espécies brasileiras de importância econômica na aquicultura, em diferentes condições experimentais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARECO, EDSON A.; DE LA SERRANA, DANIEL GARCIA; JOHNSTON, IAN A.; DAL-PAI-SILVA, MAELI. Characterization of the transcriptome of fast and slow muscle myotomal fibres in the pacu (Piaractus mesopotamicus). BMC Genomics, v. 16, MAR 14 2015. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARECO, Edson Assunção. Caracterização do transcriptoma do músculo estriado esquelético do pacu (Piaractus mesopotamicus). 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.