Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vitro da aplicabilidade do sistema de microagulhas para anestesia tópica em tecidos orais de suínos

Processo: 12/02492-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Michelle Franz Montan Braga Leite
Beneficiário:Luciano Serpe
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesiologia

Resumo

Estudos recentes propõem tanto para a anestesia tópica em pele, como para aplicação de fármacos via sistêmica, um novo sistema que utiliza microagulhas, que são utilizadas para atravessar o extrato córneo da pele de forma indolor, melhorando a absorção e eficácia de fármacos. Esse sistema pode ter grande aplicabilidade para a melhora da eficácia clínica de anestésicos tópicos em odontologia. Assim, o objetivo do presente projeto é avaliar a aplicabilidade do sistema de microagulhas in vitro em tecidos orais de suíno, visando no futuro aplicação in vivo em voluntários. Será realizado a caracterização dos microporos criados em mucosa palatina através de avaliação histológica por microscopia de luz e por microscopia confocal após aplicação de 3 tamanhos de microagulhas (0,2; 0,5 e 1 mm). Posteriormente será avaliada a influência dos microporos (criados por microagulhas de 0,2; 0,5 e 1 mm) nos parâmetros de permeação e retenção de uma formulação de anestésico tópico. Os testes de permeação e retenção in vitro serão realizados com o anestésico tópico EMLA® (AstraZeneca - Brasil) em célula de difusão vertical do tipo Franz. Após o ensaio de permeação, a quantidade de anestésicos locais retidos no tecido será avaliada. A quantificação dos anestésicos locais nos ensaios de permeação e retenção será feita através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). O sistema de microagulhas que será avaliado é o Dermaroller® (Demaroller Deuchland S.A.R.L. - Alemanha).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERPE, LUCIANO; MUNIZ, BRUNO VILELA; DOS SANTOS, CLEITON PITA; DA SILVA, CAMILA BATISTA; VOLPATO, MARIA CRISTINA; GROPPO, FRANCISCO CARLOS; VIANNA LOPEZ, RENATA FONSECA; FRANZ-MONTAN, MICHELLE. Full-Thickness Intraoral Mucosa Barrier Models for In Vitro Drug-Permeation Studies Using Microneedles. Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 108, n. 5, p. 1756-1764, MAY 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.