Busca avançada
Ano de início
Entree

Nitrato na dieta de ruminantes como estratégia nutricional para mitigação de metano entérico

Processo: 12/02592-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Adibe Luiz Abdalla
Beneficiário:Andressa Santanna Natel
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fermentação ruminal   Gases do efeito estufa   Ovinos   Comportamento alimentar   Metanogênese

Resumo

A produção de metano entérico está entre as principais fontes de emissão de gases de efeito estufa dentre as atividades agropecuárias, além de gerar perda energética ao animal de até 12% da energia bruta consumida. Recentes trabalhos trazem lacunas a serem respondidas antes de testar a hipótese relacionada ao nitrato como agente mitigador de metano em animais a pasto, como por exemplo quanto à palatabilidade do produto nitrato encapsulado e a influencia no comportamento alimentar de ovinos. O objetivo do trabalho é avaliar o uso de nitrato na alimentação de ruminantes como estratégia nutricional visando à mitigação de metano entérico e a menor perda de energia decorrente da metanogênese. O experimento consiste de três fases sendo que na Fase I foram testadas dietas suplementadas com nitrato encapsulado utilizando a técnica semi-automática de produção de gases in vitro para determinação da melhor dieta a ser testada in vivo. Na Fase II, conforme os resultados obtidos na Fase I, foram avaliadas seis dietas in vivo utilizando seis borregos canulados no rúmen, distribuídos em delineamento experimental quadrado latino 6 x 6. Os tratamentos experimentais foram definidos pela inclusão de nitrato encapsulado na dieta (% da MS) em substituição gradual ao farelo de soja. Os teores de substituição do farelo de soja pelo nitrato foram em equivalente protéico de maneira a deixar as dietas isonitrogenadas. Foram avaliadas variáveis de metabolismo ruminal, metabolismo de nitrogênio, grau de toxicidade das dietas e taxa de emissão de metano utilizando câmaras de respiração semiabertas. Face aos desafios oriundos de pesquisas recentes, o novo escopo para a Fase III passa a ser investigar a palatabilidade e o comportamento alimentar de ovinos suplementados com o produto PNE conforme dieta selecionada na Fase II. Serão utilizados 14 borregos desmamados, castrados, com média de 26,5 kg de peso vivo, distribuídos em um delineamento em blocos ao acaso em dois tratamentos: T1) borregos recebendo dieta a base de soja e milho e feno de tifton (60% concentrado:40%volumoso); e T2) dieta do tratamento um com inclusão de 3% de produto nitrato microencapsulado em substituição ao farelo de soja como fonte de nitrogênio não proteico. Ambas as dietas serão ofertadas em três palatabilidades: normal (sem palatabilidade), doce e amarga. A inclusão de 3% de PNE foi selecionada de acordo com os resultados da fase 2 deste projeto. Serão avaliados a palatabilidade da dieta; comportamento alimentar, ingestão de matéria seca, balanço hídrico e metahemoglobinemia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATEL, ANDRESSA SANTANNA; ABDALLA, ADIBE LUIZ; DE ARAUJO, RAFAEL CANONENCO; MCMANUS, CONCEPTA; PAIM, TIAGO DO PRADO; DE ABDALLA FILHO, ADIBE LUIZ; LOUVANDINI, PATRICIA; NAZATO, CARINA. Encapsulated nitrate replacing soybean meal changes in vitro ruminal fermentation and methane production in diets differing in concentrate to forage ratio. ANIMAL SCIENCE JOURNAL, v. 90, n. 10 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NATEL, Andressa Santanna. Nitrato na dieta de ruminantes como estratégia nutricional para mitigação de metano entérico. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.