Busca avançada
Ano de início
Entree

Escalonamento dinâmico de múltiplos workflows para provedores de SaaS/PaaS considerando dois níveis de SLA

Processo: 12/02778-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Edmundo Roberto Mauro Madeira
Beneficiário:Thiago Augusto Lopes Genez
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/08607-4 - Escalonamentos de workflows científicos em nuvens, BE.EP.DR
Assunto(s):Computação em nuvem   Redes de computadores

Resumo

Computação em nuvem oferece utilidades computacionais (software e hardware) de acordo com a necessidade do usuário, e que são tarifadas através do modelo "pago-pelo-uso". Usuários podem, de modo geral, fazer uso da nuvem através dos provedores de software (SaaS), de plataforma (PaaS) ou de infraestrutura (IaaS). A nuvem está gradativamente sendo utilizada pelas indústrias de TI e pelas universidades para executar workflows, um conjunto de serviços a serem processados em uma ordem bem definida. Aplicações complexas de e-Ciência e e-Business modeladas como workflows são executadas em nuvens a fim de minimizar investimentos em infraestrutura computacional. Isto é, devido à insuficiência de recursos próprios, os usuários recorrem aos serviços de execução de workflows disponibilizados pelos provedores de SaaS e de PaaS. Estes serviços, porém, escalonam os wokflows sequencialemente, ou seja, um workflow por vez. Por outro lado, em razão da grande demanda de solicitações de clientes, o provedor de SaaS/PaaS deverá executar (e gerenciar) múltiplos workflows ao mesmo tempo. A área de escalonamento de múltiplos workflows em nuvens, porém, carece desse tipo de algoritmo. Para lidar com estes desafios, este trabalho de pesquisa propõe o estudo e desenvolvimento de algoritmos de escalonamento destinados a executar múltiplos workflows em nuvens. Consideramos um provedor de SaaS com dois níveis de SLA, dos quais um nível é destinado aos SLAs estabelecidos com seus clientes, enquanto outro nível contém SLAs acordados com os provedores de IaaS. Portanto, através do algoritmo de escalonamento de múltiplos workflows proposto, pretendemos que o provedor de SaaS (i) obedeça os requisitos de QoS de cada workflow, (ii) minimize quebras de SLAs com seus clientes e (iii) maximize o seu lucro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GENEZ, THIAGO A. L.; BITTENCOURT, LUIZ F.; MADEIRA, EDMUNDO R. M. Time-discretization for speeding-up scheduling of deadline-constrained workflows in clouds. FUTURE GENERATION COMPUTER SYSTEMS-THE INTERNATIONAL JOURNAL OF ESCIENCE, v. 107, p. 1116-1129, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.
GENEZ, THIAGO A. L.; BITTENCOURT, LUIZ F.; DA FONSECA, NELSON L. S.; MADEIRA, EDMUNDO R. M. Estimation of the Available Bandwidth in Inter-Cloud Links for Task Scheduling in Hybrid Clouds. IEEE TRANSACTIONS ON CLOUD COMPUTING, v. 7, n. 1, p. 62-74, JAN-MAR 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.