Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da concentração e atividade da anidrase carbônica VI (CA VI) na saliva e biofilme de crianças em idade escolar.

Processo: 12/02886-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Marines Nobre dos Santos Uchôa
Beneficiário:Daniele de Cassia Rodrigues Picco
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Saliva   Biofilmes

Resumo

Esta pesquisa terá como objetivos: 1-Determinar a concentração e atividade da isoenzima AC VI na saliva e na placa dental bem como o fluxo salivar, pH e capacidade tamponante da saliva e da placa dental de escolares com cárie; 2 - Investigar a relação entre essas variáveis e a cárie dental. Para isto, 100 escolares de 7 a 9 anos serão divididos em 02 grupos grupo livre de cárie (Grupo LC n=50) e grupo com cárie (Grupo C n= 50). Os escolares serão submetidos ao exame clínico, coleta de saliva e biofilme para análise do fluxo salivar e das variáveis concentração e atividade da AC VI, análise do pH e capacidade tamponante. Para os ensaios da concentração de AC VI salivar, utilizaremos procedimentos de fluoroimunoensaio e rotulagem antígeno. A análise da atividade da AC VI será realizada por zimografia. A determinação da concentração de AC VI no biofilme será realizada por histoquímica. O fluxo salivar será expresso em mL/min. O pH da saliva será medido com kit comercial e da placa por eletrodo específico. A capacidade tamponante da saliva será medida eletrometricamente. As correlações entre a cárie e as variáveis concentração e atividade da isoenzima AC VI, o fluxo salivar, pH e capacidade tamponante da saliva e biofilme serão avaliadas pelo teste de correlação de Spearman. A análise bivariada (teste qui-quadrado) será realizada inicialmente com o objetivo de se verificar possíveis associações entre as variáveis dependentes e independentes. Na modelagem multivariada, as associações entre as variáveis dependentes e independentes serão expressas como odds ratio (OR) com seus respectivos intervalos de confiança de 95%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PICCO, DANIELE C. R.; MARANGONI-LOPES, LENITA; PARISOTTO, THAIS M.; MATTOS-GRANER, RENATA; NOBRE-DOS-SANTOS, MARINES. Activity of Carbonic Anhydrase VI is Higher in Dental Biofilm of Children with Caries. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 20, n. 11, . (12/02886-3, 12/15834-1)
RODRIGUES PICCO, DANIELE DE CASSIA; LOPES, LENITA MARANGONI; MARQUES, MARCELO ROCHA; PERES LINE, SERGIO ROBERTO; PARISOTTO, THAIS MANZANO; DOS SANTOS, MARINES NOBRE. Children with a Higher Activity of Carbonic Anhydrase VI in Saliva Are More Likely to Develop Dental Caries. Caries Research, v. 51, n. 4, p. 394-401, . (12/15834-1, 12/02886-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PICCO, Daniele de Cassia Rodrigues. Estudo da concentração e atividade da anidrase carbônica VI na saliva e biofilme de crianças em idade escolar e sua relação com a cárie dentária. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.