Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de leptospira spp. em mamíferos silvestres de vida livre na região de botucatu, sp: implicações na conservação de espécies e na saúde pública

Processo: 12/02927-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Helio Langoni
Beneficiário:Felipe Fornazari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Zoonoses   Animais silvestres   Leptospirose

Resumo

A leptospirose é zoonoses de grande importância nos animais e no homem. São escassos os estudos em animais selvagens e, devido ao papel dos mesmos como reservatórios de outras enfermidades, bem como a severidade das lesões causadas pela leptospirose, o presente estudo teve como objetivo principal pesquisar a infecção por Leptospira spp. em mamíferos silvestres de vida livre da região de Botucatu, SP. Foram selecionados 9 fragmentos de mata nativa para o captura dos animais, utilizando-se armadilhas do tipo "tomahak", iscadas com frutas e carne. Os animais serão anestesiados, e amostras de sangue e urina serão coletadas. A pesquisa de anticorpos anti-Leptospira spp. será realizada pela técnica de Soroaglutinação Microscópica (SAM). A Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) será realizada nas amostras de sangue e urina para a pesquisa de DNA, e as que apresentarem resultados positivos serão analisadas pela PCR quantitativa (qPCR) para a quantificação da carga bacteriana. A avaliação do estado de saúde dos animais será realizada pelo exame físico, hemograma, dosagem sérica de enzimas hepáticas, renais e urinálise. Para comparar a prevalência da infecção nas diferentes espécies, bem como em diferentes estações do ano, será utilizado o teste do Qui-quadrado. Para avaliar a correlação entre a carga bacteriana e os títulos de anticorpos será realizado o teste de Spearman (r).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAIZ, LAIS MORAES; FORNAZARI, FELIPE; MENOZZI, BENEDITO DONIZETE; OLIVEIRA, GABRIELA CAPRIOGLI; COIRO, CARLA JANEIRO; TEIXEIRA, CARLOS ROBERTO; CAMPANUCCI DA SILVA, VALDINEI MORAES; DONALISIO, MARIA RITA; LANGONI, HELIO. Serological Evidence of Infection by Leishmania (Leishmania) infantum (Synonym: Leishmania (Leishmania) chagasi) in Free-Ranging Wild Mammals in a Nonendemic Region of the State of Sao Paulo, Brazil. VECTOR-BORNE AND ZOONOTIC DISEASES, v. 15, n. 11, p. 667-673, NOV 1 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORNAZARI, Felipe. Epidemiologia da leptospirose em mamíferos silvestres de vida livre da região de Botucatu, SP. 2015. 60 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.