Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da convivência com um parceiro doente sobre a resposta inflamatória alérgica pulmonar

Processo: 12/03372-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:João Palermo Neto
Beneficiário:Eduardo Kenji Hamasato
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/51886-3 - Neuroimunomodulação: fármacos, estresse e citocinas nas relações entre os sistemas nervoso, endócrino e imune, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/25146-8 - Circuitos neurais ativados durante a coabitação com um parceiro doente, BE.EP.DR
Assunto(s):Homeostase   Neuroimunomodulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Convivência com doentes | estresse | inflamação alérgica pulmonar | neuroimunomodulação | Neuroimunomodulação

Resumo

As relações bidirecionais existentes entre os sistemas nervoso e imune são de grande importância para a manutenção e restabelecimento da homeostasia. Estudos de nosso laboratório mostraram que a convivência prolongada de um camundongo com um conspescífico doente (injetado com células do tumor de Ehrlich) provocou no mesmo alterações comportamentais e de imunidade inata e diminuição da resistência orgânica ao crescimento de tumores. Em especial, relatamos aumento da atividade locomotora, diminuição da atividade de macrófagos e neutrófilos, diminuição da resistência orgânica a um processo tumoral e aumento do turnover de noradrenalina no hipotálamo. Estes fatos os levaram a sugerir que animais, em especial, roedores têm sua fisiologia e homeostase modificadas de forma marcante pela convivência com um companheiro doente, muito provavelmente desencadeadas pela estimulação olfativa proveniente de odores liberados pelos doentes. O presente projeto de pesquisa dará continuidade a estes estudos. Pretende-se avaliar a influência da convivência por 14 dias com um camundongo doente (injetado com células do tumor de portador de Ehrlich), sobre o desenvolvimento de uma resposta inflamatória alérgica pulmonar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HARNASATO, EDUARDO KENJI; LOVELOCK, DENNIS; PALERMO-NETO, JOAO; DEAK, TERRENCE. Assessment of social behavior directed toward sick partners and its relation to central cytokine expression in rats. Physiology & Behavior, v. 182, p. 128-136, . (13/25146-8, 12/03372-3)
HAMASATO, EDUARDO KENJI; NASCIMENTO DE LIMA, ANA PAULA; LIGEIRO DE OLIVEIRA, ANA PAULA; DOS SANTOS FRANCO, ADRIANA LINO; DE LIMA, WOTHAN TAVARES; PALERMO-NETO, JOAO. Cohabitation with a sick partner increase's allergic lung inflammatory response in mice. BRAIN BEHAVIOR AND IMMUNITY, v. 42, p. 109-117, . (12/03372-3, 09/51886-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HAMASATO, Eduardo Kenji. A influência da convivência com um parceiro doente sobre a resposta inflamatória alérgica pulmonar em camundongos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.