Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos mecanismos GABAérgicos do colículo inferior e da substância cinzenta periaquedutal na interface sensoriomotora do medo e ansiedade

Processo: 12/03707-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Viviane Mitsuko Neves Saito
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Colículos inferiores   Substância cinzenta periaquedutal   Neurotransmissores   Ansiedade

Resumo

As reações incondicionadas de defesa observadas em mamíferos são organizadas pelo Sistema Encefálico Aversivo (SEA), composto, entre outras estruturas, pela substância cinzenta periaquedutal dorsal (SCPd) e o colículo inferior (CI). Tem-se proposto que o CI seja parte do circuito sensoriomotor para inputs auditivos de natureza aversiva e a SCPd como a principal via de saída (output) de comportamentos defensivos. Ambas as estruturas são reguladas tonicamente pelo neurotransmissor inibitório ácido gama-aminobutírico (GABA). Este projeto aborda a mediação química GABA/Benzodiazepínicos (BZD) do processamento da informação aversiva no CI e das respostas de medo elaboradas pela SCPd. Grupos independentes de animais com quimitrodos (eletrodos acoplados a cânulas-guia para injeção de drogas) serão usados para avaliar no CI e SCPd os efeitos de injeções locais de muscimol (agonista de receptores GABA-A), semicarbazida (inibidor da síntese da enzima precursora do GABA - descarboxilase do ácido glutâmico), midazolam (agonista BZD) ou flumazenil (antagonista BZD). Serão registrados potenciais evocados auditivos no CI como medida eletrofisiológica da ativação neuronal, além da determinação dos limiares aversivos de congelamento e fuga, com o procedimento de estimulação elétrica, tanto do CI quanto da SCPd. A mesma abordagem farmacológica com injeções de drogas intra-SCPd e intra-CI será feita em animais submetidos ao teste do Labirinto em Cruz Elevado (LCE), um modelo animal de ansiedade. Este projeto visa ampliar o conhecimento atual sobre a neurobiologia dos estados de medo e ansiedade, em uma abordagem integrativa dos mecanismos de processamento das informações sensoriais e da expressão de reações de defesa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAITO, VIVIANE M.; BRANDAO, MARCUS L. THE LIGHT SWITCH-OFF RESPONSE AS A PUTATIVE RODENT TEST OF INNATE FEAR. Neuroscience, v. 334, p. 160-165, OCT 15 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIVIANE MITSUKO NEVES SAITO. Papel dos mecanismos GABAérgicos do colículo inferior e da substância cinzenta periaquedutal na interface sensoriomotora do medo e ansiedade. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.