Busca avançada
Ano de início
Entree

O cuidado no espaço de intermedicalidade em uma aldeia indígena

Processo: 12/03773-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 24 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Lidia Aparecida Rossi
Beneficiário:Aridiane Alves Ribeiro
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/22779-0 - O cuidado no espaço de intermedicalidade em uma aldeia indígena, BE.EP.DR
Assunto(s):Etnografia   Atenção à saúde   Saúde do adulto   Saúde de populações indígenas   Indígenas

Resumo

O presente estudo pretende descrever, interpretativamente, a realidade social e política na qual ocorre o cuidado intercultural vivenciado por indivíduos - usuários indígenas e profissionais de saúde ameríndios e não-indígenas - na zona de intermedicalidade de uma aldeia. Para isso, será preciso: identificar experiências relacionadas ao processo de cuidar intercultural e de auto-atenção compartilhada pelos indígenas; observar práticas relativas ao cuidado construído entre os agentes de saúde e os indígenas; delimitar e caracterizar os principais valores, conhecimentos e crenças utilizados pelos sujeitos durante o cuidado intercultural. O método etnográfico será empregado como referencial teórico-metodológico na pesquisa. Os sujeitos principais serão: os atores do cuidado, que inclui trabalhadores de saúde e usuários das aldeias rurais Córrego do Meio e Oliveiras, bem como da aldeia urbanizada Tereré. Locais, onde a maioria dos indígenas é da etnia terena. Como sujeitos secundários serão considerados os agentes de cura, que dizem respeito às parteiras, curandeiros, pajés e/ou xamãs. Os recursos utilizados na coleta dos dados serão a observação participante e entrevistas. Com relação à análise dos dados, essa será realizada no transcorrer e após o trabalho de campo. A análise contemplará a organização dos dados em unidades de significados, para, assim, construir os núcleos de significados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARIDIANE ALVES RIBEIRO; LÍDIA APARECIDA ROSSI. Covid-19 pandemic and the motivations for demanding health service in indigenous villages. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, p. -, 2020.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Aridiane Alves. O cuidado no espaço de intermedicalidade em uma aldeia indígena. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.