Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações de teoria de escalonamento em computação em nuvem

Processo: 12/03778-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Alfredo Goldman vel Lejbman
Beneficiário:Daniel de Angelis Cordeiro
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Computação em nuvem   Computação paralela   Sistemas distribuídos

Resumo

Técnicas de Teoria de Escalonamento são amplamente utilizadas pela comunidade científica na construção de sistemas paralelos e distribuídos de alto desempenho. Elas permitem um melhor entendimento dos modelos de aplicação e de execução, além de possibilitar a criação de algoritmos com desempenho garantido e de heurísticas eficientes.Neste projeto de pesquisa científica, estudaremos como estender os modelos clássicos de escalonamento para que representem as novas características de dinamicidade e flexibilidade apresentadas nas novas plataformas de Computação em Nuvem. Além de um modelo teórico para esse tipo de plataforma, desenvolveremos algoritmos de aproximação e heurísticas com garantias de eficiência que serão implementadas e testadas em frameworks reais que possibilitarão a criação de plataformas de Computação em Nuvem compostas por múltiplos provedores para uso em computação de alto desempenho.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COHEN, JOHANNE; CORDEIRO, DANIEL; TRYSTRAM, DENIS. Coordination mechanisms for decentralized parallel systems. CONCURRENCY AND COMPUTATION-PRACTICE & EXPERIENCE, v. 27, n. 5, p. 1255-1272, APR 10 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.