Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação dos efeitos da ressuscitação com Ringer lactato, solução salina hipertônica e terlipressina sobre a função renal em modelo experimental de choque hemorrágico

Processo: 12/04128-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lucia da Conceição Andrade
Beneficiário:Leticia Urbano Cardoso de Castro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Função renal   Choque hemorrágico   Isquemia   Terlipressina   Reperfusão

Resumo

As estratégias terapêuticas empregadas na ressuscitação do choque hemorrágico (CH) são capazes de evitar a morte por hemorragia, mas seus efeitos colaterais podem exacerbar alterações cerebrais causadas pelo colapso circulatório. Além da recuperação hemodinâmica, é essencial que as terapias do CH também restaurem as variáveis cerebrais, evitando-se a ocorrência de lesões neuronais e sequelas neurológicas. Sendo assim, o objetivo do atual es tudo é comparar os efeitos da ressuscitação com Ringer lactato (RL), solução salina hipertônica (SSH) e terlipressina (TLP) sobre a perfusão e oxigenação cerebral, e também sobre a função renal em modelo experimental de CH. Com este intuito, será induzido o CH em 40 suínos de 20-30 kg, por meio de sangramento volume-controlado, removendo-se 50% da volemia total em 30 minutos. Os animais serão randomizados em quatro grupos, de 10 animais cada, sendo eles o Grupo Controle e os de instituição de estratégias de ressuscitação: Grupo RL, Grupo SSH e Grupo TLP. Os parâmetros hemodinâmicos e de oxigenação sistêmica, os fatores de coagulação, a perfusão e oxigenação cerebral, a função renal e tubular serão avaliados nos momentos: basal; imediatamente após o CH; 30 minutos após tratamento; 60, 90 e 120 minutos após tratamento. Ao final do estudo os animais serão eutanasiados seguindo-se as normas atuais de uso de animais em laboratório de pesquisa e serão coletadas amostras de tecido cerebral, renal e pulmonar para avaliação histopatológica. Os dados serão submetidos à análise de variância para medidas repetidas, seguida pelo teste Tukey e t-Student. O grau de significância estabelecido para análise estatística será de p<0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IDA, KEILA KAZUE; OTSUKI, DENISE AYA; COTARELLI SASAKI, ADOLFO TOSHIRO; BORGES, EMILYN SILVA; CARDOSO CASTRO, LETCIA URBANO; SANCHES, TALITA ROJAS; SHIMIZU, MARIA-HELOISA MASSOLA; ANDRADE, LCIA CONCEICAO; AULER, JR., JOSE-OTAVIO COSTA; DYSON, ALEX; SMITH, KENNETH JOHN; ROCHA FILHO, JOEL AVANCINI; MALBOUISSON, LUIZ-MARCELO SA. Effects of terlipressin as early treatment for protection of brain in a model of haemorrhagic shock. Critical Care, v. 19, MAR 13 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.