Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação dos efeitos da ressuscitação com Ringer Lactato, solução salina hipertônica e terlipressina sobre a função renal em modelo experimental de choque hemorrágico

Processo: 12/04128-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lucia da Conceição Andrade
Beneficiário:Leticia Urbano Cardoso de Castro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Função renal   Choque hemorrágico   Isquemia   Terlipressina   Reperfusão

Resumo

As estratégias terapêuticas empregadas na ressuscitação do choque hemorrágico (CH) são capazes de evitar a morte por hemorragia, mas seus efeitos colaterais podem exacerbar alterações cerebrais causadas pelo colapso circulatório. Além da recuperação hemodinâmica, é essencial que as terapias do CH também restaurem as variáveis cerebrais, evitando-se a ocorrência de lesões neuronais e sequelas neurológicas. Sendo assim, o objetivo do atual es tudo é comparar os efeitos da ressuscitação com Ringer lactato (RL), solução salina hipertônica (SSH) e terlipressina (TLP) sobre a perfusão e oxigenação cerebral, e também sobre a função renal em modelo experimental de CH. Com este intuito, será induzido o CH em 40 suínos de 20-30 kg, por meio de sangramento volume-controlado, removendo-se 50% da volemia total em 30 minutos. Os animais serão randomizados em quatro grupos, de 10 animais cada, sendo eles o Grupo Controle e os de instituição de estratégias de ressuscitação: Grupo RL, Grupo SSH e Grupo TLP. Os parâmetros hemodinâmicos e de oxigenação sistêmica, os fatores de coagulação, a perfusão e oxigenação cerebral, a função renal e tubular serão avaliados nos momentos: basal; imediatamente após o CH; 30 minutos após tratamento; 60, 90 e 120 minutos após tratamento. Ao final do estudo os animais serão eutanasiados seguindo-se as normas atuais de uso de animais em laboratório de pesquisa e serão coletadas amostras de tecido cerebral, renal e pulmonar para avaliação histopatológica. Os dados serão submetidos à análise de variância para medidas repetidas, seguida pelo teste Tukey e t-Student. O grau de significância estabelecido para análise estatística será de p<0,05.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IDA, KEILA KAZUE; OTSUKI, DENISE AYA; COTARELLI SASAKI, ADOLFO TOSHIRO; BORGES, EMILYN SILVA; CARDOSO CASTRO, LETCIA URBANO; SANCHES, TALITA ROJAS; SHIMIZU, MARIA-HELOISA MASSOLA; ANDRADE, LCIA CONCEICAO; AULER, JR., JOSE-OTAVIO COSTA; DYSON, ALEX; SMITH, KENNETH JOHN; ROCHA FILHO, JOEL AVANCINI; MALBOUISSON, LUIZ-MARCELO SA. Effects of terlipressin as early treatment for protection of brain in a model of haemorrhagic shock. Critical Care, v. 19, MAR 13 2015. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Leticia Urbano Cardoso de. Comparação dos efeitos da ressuscitação com Ringer lactato ou terlipressina sobre função renal em modelo experimental de choque hemorrágico. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.