Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação morfológica em populações de Otothyris travassosi Garavello, Britski & Schaefer, 1998 (Loricariidae: Hypoptopomatinae)

Processo: 12/04274-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Francisco Langeani Neto
Beneficiário:Alaina Cristine Rosa
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes   Região neotropical   Polimorfismo genético   Zoologia (classificação)   Sistemática

Resumo

Foram observados polimorfismos morfológicos em gêneros da subfamília Hypoptopomatinae, pertencente aos Loricariídeos. Para o gênero Otothyris, as variações morfológicas encontradas serão estudadas para avaliar se há padrões de ocorrência e verificar se são diferenças de origem ontogenética, entre sexos, populações ou espécies. Visto que estados relacionados a estas características foram utilizados para a formulação de hipóteses de relacionamento filogenético para a subfamília por diversos autores, o presente projeto tem por objetivo ampliar a análise de características variáveis para auxiliar na seleção de caracteres para futuras análises filogenéticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, ALAINA CRISTINE; MARTINS, FERNANDA DE OLIVEIRA; LANGEANI, FRANCISCO. Miniaturization in Otothyris Myers, 1927 (Loricariidae: Hypoptopomatinae). Neotropical Ichthyology, v. 12, n. 1, p. 53-60, JAN-MAR 2014. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.