Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação metabolômica comparativa in vitro de fármacos candidatos ao tratamento de leishmaniose

Processo: 12/04601-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marina Franco Maggi Tavares
Beneficiário:Gisele André Baptista Canuto
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Leishmania   Processos de separação   Metabolômica

Resumo

Leishmaniose é uma doença generalizada mas negligenciada, o arsenal terapêutico contra esta doença é limitado, e consiste no uso de fármacos de alta tocixidade. Existe uma urgente demanda para a obtençao de novos fármacos para o tratamento de Leishmaniose. A metabolômica pode ser usada para detectar mudanças em um sistema biológico. Uma variedade de sistemas analíticos, como RMN e técnicas de separaçao GC, LC e CE (acopladas à espectrometria de massas), sao usadas para estudos metabolômicos. Este projeto objetiva investigar o potencial in vitro de produtos naturais, como peptídeos advindos de pele de anfíbios, e comparar com fármacos comercias (como antimônio pentavalente, miltefosina e buparvaquona) utilizados no tratamento de Leishmaniose, usando estudos metabolômicos com diferentes e complementares técnicas analíticas (CE-MS e LC-MS).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAPTISTA CANUTO, GISELE ANDRE; DORR, FABIANE; GHILARDI LAGO, JOAO HENRIQUE; TEMPONE, ANDRE GUSTAVO; PINTO, ERNANI; PIMENTA, DANIEL CARVALHO; SIMON FARAH, JOAO PEDRO; MANSO ALVES, MARIA JULIA; MAGGI TAVARES, MARINA FRANCO. New insights into the mechanistic action of methyldehydrodieugenol B towards Leishmania (L.) infantum via a multiplatform based untargeted metabolomics approach. METABOLOMICS, v. 13, n. 5 MAY 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.