Busca avançada
Ano de início
Entree

Cuidados paliativos em unidade de terapia intensiva: perspectiva de graduandos de enfermagem

Processo: 12/04973-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Silmara Meneguin
Beneficiário:Karoline dos Santos Germano
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem   Unidades de terapia intensiva   Cuidados paliativos   Estudantes de enfermagem

Resumo

Apesar da unidade de terapia intensiva ser um ambiente totalmente diferente de outras unidades hospitalares, e considerada de alta complexidade e tecnologia fica implícita a necessidade da interação humana durante o cuidado prestado, valorizando a assistência humanizada na terminalidade da vida. O cuidado paliativo tem como premissa promover alívio da dor e outros sintomas estressantes, reafirmar a vida e considerar a morte como um processo natural. Esta filosofia integra aspectos psicossociais e espirituais ao cuidado, além de oferecer um sistema de suporte que auxilie o paciente a viver tão ativamente quanto possível até a sua morte. Neste estudo qualitativo têm-se como objetivo compreender o significado atribuído pelos alunos à experiência de cuidar de pacientes em cuidados paliativos. O estudo será realizado junto ao Curso de Enfermagem, da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. Serão considerados elegíveis para o estudo os alunos regularmente matriculados no curso de graduação em enfermagem que tenham cursado a disciplina assistência de enfermagem ao paciente crítico. A coleta dos dados será realizada por meio de entrevista semi-estruturada, as quais serão gravadas, e posteriormente transcritas. Os dados serão organizados e analisados adotando-se a estratégica metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERMANO, KAROLINE DOS SANTOS; MENEGUIN, SILMARA. Meanings attributed to palliative care by nursing undergraduates. Acta Paulista de Enfermagem, v. 26, n. 6, p. 522-528, 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.