Busca avançada
Ano de início
Entree

Os processos de ressurgência e de subsidência costeiras ao largo de Cabo Frio, RJ (23S)

Processo: 12/04859-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:André Palóczy Filho
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos matemáticos   Ressurgência costeira

Resumo

Embora o fenômeno da ressurgência costeira nas vizinhanças de Cabo Frio (23S) tenha sido relativamente bem estudado, o fenômeno da subsidência costeira é virtualmente ausente na literatura. O objetivo deste trabalho será investigar estes processos e a sua interação com os processos oceânicos associados à Corrente do Brasil. Para atingí-lo, analisaremos e interpretaremos observações, realizaremos experimentos numéricos e analisaremos os resultados obtidos. Trabalharemos com um conjunto de dados composto por observações meteorológicas remotas (dados de vento de escaterômetros) e in situ (dados de vento de uma bóia meteorológica fundeada ao largo do município de Arraial do Cabo, RJ), e observações hidrográficas quase-sinóticas dos cruzeiros oceanográficos de verão e de inverno de 2001, realizados no ambito do projeto Dinâmica do Ecossistema de Plataforma da Região Oeste do Atlântico Sul (DEPROAS). O modelo numérico utilizado será uma versão seccional do Modelo Oceânico da Universidade de Princeton. Investigaremos o papel do ajustamento baroclínico da Corrente do Brasil e do meandro ciclônico instável de Cabo Frio nos processos de ressurgência e de subsidência costeiras. Como resultados, esperamos obter uma visão mais quantitativa a respeito da influência dos processos oceânicos sobre o sistema costeiro nas vizinhanças de Cabo Frio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALOCZY, A.; DA SILVEIRA, I. C. A.; CASTRO, B. M.; CALADO, L. Coastal upwelling off Cape Sao Tome (22 degrees S, Brazil): The supporting role of deep ocean processes. CONTINENTAL SHELF RESEARCH, v. 89, n. SI, p. 38-50, OCT 15 2014. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.