Busca avançada
Ano de início
Entree

O Sistema Corrente do Brasil na Região da Bifurcação de Santos (25S): Observações Diretas de Velocidade

Processo: 12/05221-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:Tiago Carrilho Biló
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A circulação oceânica de meso e grande escalas, ao largo da costa subtropical brasileira, é regida pelo complexo sistema de Correntes de Contorno Oeste (CCOs) do Atlântico Sul. Esta circulação foi descrita em sua maior parte por cálculos geostróficos, isto é, utilizando-se de observações de temperatura e salinidade. A região oceânica adjacente à costa paulista é o sítio de formação da Corrente de Contorno Intermediária (CCI), corrente esta originada da bifurcação do ramo sul da Corrente Sul Equatorial em nível subpicnoclínico - a denominada Bifurcação de Santos. Em junho de 2010 foi realizado o cruzeiro oceanográfico CERES-IV, a bordo do Noc. Antares da Marinha do Brasil e financiado pela PETROBRAS. Os dados hidrográficos e correntográficos desta campanha foram gentilmente cedidos pela empresa PETROBRAS para o desenvolvimento desta proposta. O objetivo central do presente trabalho consiste na descrição da estrutura vertical de velocidade na região da Bifurcação de Santos a partir de observações realizadas com o perfilador acústico de velocidade LADCP.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BILO, TIAGO CARRILHO; ALMEIDA DA SILVEIRA, ILSON CARLOS; BELO, WELLINGTON CECCOPIERI; DE CASTRO, BELMIRO MENDES; PIOLA, ALBERTO RICARDO. Methods for estimating the velocities of the Brazil Current in the pre-salt reservoir area off southeast Brazil (23(a similar to) S-26(a similar to) S). OCEAN DYNAMICS, v. 64, n. 10, p. 1431-1446, OCT 2014. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.