Busca avançada
Ano de início
Entree

Manipulação da química superficial de nanocompósitos a base de prata: estudo do efeito biocida contra vírus envelopados

Processo: 12/05481-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 27 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Mateus Borba Cardoso
Beneficiário:Juliana Martins de Souza e Silva
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/12190-9 - Entendendo a atividade de nanopartículas funcionalizadas contra vírus através de imageamento por difração coerente, BE.EP.PD
Assunto(s):Nanopartículas   Funcionalização   Vírus

Resumo

O projeto aqui descrito visa sintetizar nanopartículas de prata (AgNPs) recobertas com sílica mesoporosa (SM) e funcionalizá-las com grupamentos mercapto, glicidil, isocianato, amino ou feniletil. Sendo as AgNPs eficientes agentes antimicrobianos, o objetivo desse trabalho é a obtenção de um sistema com atividade viricida. A alteração da química da superfície das AgNPs-SM com os grupos funcionais supramencionados visa à escolha de um sistema cuja forte interação com o vírus viabilize o efeito terapêutico do sistema estudado. Ao longo do processo de síntese, as estruturas formadas serão caracterizadas por espectroscopia no ultravioleta visível (UV-Vis), espalhamento de raio-X a baixos ângulos (SAXS), microscopia eletrônica de transmissão (MET) e difração de raio-X (DRX). Para determinação do tamanho e da organização dos poros da SM, será utilizada adsorção/dessorção de N2. A evolução da funcionalização das nanopartículas será analisada por espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), bem como por potencial zeta. A atividade antimicrobiana dos nanocompósitos AgNPs-SM será avaliada buscando-se correlacionar o efeito da presença dos grupos funcionais e a eficiência viricida, inicialmente contra o baculovírus e, em uma segunda etapa, contra o lentivírus. Paralelamente aos testes de eficiência viricida, a citotoxicidade das AgNPs-SM em células de mamíferos também será avaliada a fim de viabilizar a utilização dos nanocompósitos preparados em sistemas biológicos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA E SILVA, JULIANA MARTINS; MELO HANCHUK, TALITA DINIZ; SANTOS, MURILO IZIDORO; KOBARG, JOERG; BAJGELMAN, MARCIO CHAIM; CARDOSO, MATEUS BORBA. Viral Inhibition Mechanism Mediated by Surface-Modified Silica Nanoparticles. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 8, n. 26, p. 16564-16572, JUL 6 2016. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.