Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensaios de remediação de orgânicos in situ pelo sistema solo-planta

Processo: 12/05982-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Valquiria de Campos
Beneficiário:Júlia Koury Ferreira
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Águas subterrâneas   Solos   Engenharia ambiental   Remediação

Resumo

Diversas tecnologias têm sido estudadas objetivando a remoção de compostos orgânicos em subsuperfície incluindo processos fundamentados na oxidação biológica por microrganismos ou mesmo, pelo método de atenuação natural. A especificidade de uma contaminação por óleo diesel reside no fato de que o óleo diesel constitui-se de uma mistura de hidrocarbonetos totais de petróleo, incluindo os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), como o naftaleno. A remediação à base de plantas é uma tecnologia relativamente nova, eficiente e ambientalmente correta, que pode ser promissora na remoção de diversos contaminantes, como os poluentes hidrocarbonetos. O principal objetivo deste estudo é avaliar o potencial de remediação de duas espécies de planta em solo contaminado com naftaleno. As espécies utilizadas incluem dois distintos grupos: gramínea (Brachiaria brizantha) e leguminosa (Glycine max). Os experimentos serão conduzidos em um ambiente climatizado e, posteriormente, serão efetuadas as análises dos parâmetros de tolerância e absorção.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, V.; SOUTO, L. S.; MEDEIROS, T. A. M.; TOLEDO, S. P.; SAYEG, I. J.; RAMOS, R. L.; SHINZATO, M. C. Assessment of the Removal Capacity, Tolerance, and Anatomical Adaptation of Different Plant Species to Benzene Contamination. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 225, n. 8 AUG 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.