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Ethos, humor e publicidade: estratégias de construção e difusão de uma imagem corporativa

Processo: 12/06864-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciana Salazar Salgado
Beneficiário:Thayara Patricia Galterio
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/21741-6 - Cenografia, ethos e comunicação: a contemporaneidade construída no marketing viral do Banco Itaú, BE.EP.IC
Assunto(s):Análise do discurso   Ethos   Humor   Propaganda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:circulação | Discurso | Ethos | humor | Publicidade | análise do discurso

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica objetiva compreender com base no quadro teórico da Análise do Discurso de orientação francesa, como são constituídas as estratégias do discurso humorístico na construção e difusão de uma imagem corporativa. Para isso, tentaremos traçar um percurso analítico que abarca a produção de uma identidade assentada na relação entre ethos discursivo e humor, que implica os modos de circulação e a construção de uma cenografia: estudaremos como certas peças publicitárias caracterizadas como esquetes humorísticas constroem uma identidade para o Banco Itaú. A fim de divulgar seus produtos e serviços, constroi-se um ethos discursivo que emerge de esquetes encenadas pelo comediante Marco Luque. Com isso, por meio do ambiente virtual, exploram-se as redes sociais, divulgando-se essas peças na plataforma de partilha de vídeo Youtube, obtendo-se efeitos exponenciais de divulgação com baixo custo, pois conta-se com a "colaboração" provocada pela adesão dos interlocutores, alcançada, neste caso, por uma empatia baseada no humor, que faz com que o vídeo circule como partilha de algo divertido. Possivelmente transforma-se,assim, a imagem negativa habitualmente atribuída aos Bancos. (AU)

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