Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação e caracterização das atividades biológicas e químicas de extratos e frações de Apoclada simplex McClure & Simith (Poaceae: Bambusoideae)

Processo: 12/07399-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Tereza Grombone Guaratini
Beneficiário:Celso Markowitsch Jose
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51099-1 - Avaliação e caracterização das atividades biológicas e químicas de extratos e frações de apoclada simplex mcclure & Smith (Poaceae: Bambusoideae), AP.R
Assunto(s):Bioatividade   Parede celular   Bambu   Alelopatia

Resumo

O Brasil é o país com maior diversidade de espécies de bambu do Novo Mundo, ou seja, apresenta 89% dos gêneros e 65% das espécies de bambu conhecidas cuja distribuição abrange a Mata Atlântica, o Cerrado e a Amazônia. Inúmeros estudos ecológicos têm demonstrado o efeito alelopático dos compostos liberados por algumas espécies de bambu sobre a estrutura e composição das florestas tropicais. A alelopatia vem sendo apontada como um dos mecanismos biológicos que desempenha um importante papel na estruturação de áreas dominadas por bambus. Além da importância ecológica, várias aplicações econômicas na indústria cosmética têm sido dadas a extratos de bambus asiáticos como antienvelhecimento, anti-rugas, cremes, shampoos anti-frizz e condicionadores de cabelo e loções protetoras. O aroma de bambu também tem sido utilizado em produtos de higiene devido às suas propriedades refrescantes. Um grande número de estudos demostrou que espécies asiáticas de bambu apresentam atividades antioxidante, citoprotetora, anti-hipertensiva. No Brasil, a pesquisa que envolve a triagem química de espécies de bambus com vistas à futuras aplicações na indústria ainda é incipiente. Apesar da representatividade dos bambus na estrutura e composição dos biomas brasileiros e da ampla possibilidade de aplicação pouca importância acadêmica, ecológica e comercial tem sido dada a esse grupo de plantas. Baseado no exposto acima, este projeto visa caracterizar a espécie nativa Apoclada simplex através da realização de um estudo multidisciplinar nas áreas de ecofisiologia, bioquímica e química visando seu uso e aplicação sustentável.