Busca avançada
Ano de início
Entree

Organização e neuroanatomia química do bulbo olfatório principal da paca (Cuniculus paca)

Processo: 12/07790-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcia Rita Fernandes Machado
Beneficiário:Tais Harumi de Castro Sasahara
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Bulbo olfatório   Neuroanatomia   Imuno-histoquímica

Resumo

O sistema olfatório apresenta uma alta capacidade de detectar diferentes odores assumindo um papel de extrema importância na sobrevivência e vida social dos mamíferos. A detecção e interpretação dos odores participam do comportamento de defesa, marcação de território, identificação de indivíduos da mesma espécie, detecção de alimento e controla certas funções reprodutivas estimuladas pelos ferormônios. A maioria dos estudos descrevendo a morfologia e funções do bulbo olfatório foi realizada em pequenos roedores como ratos e camundongos. A paca, dessa forma, tem despertado o interesse dos pesquisadores com vistas à obtenção de novos modelos experimentais e, sobretudo para o estabelecimento de sua exploração econômica racional e consequente preservação da espécie, pois sua carne, muito saborosa, é bastante apreciada para o consumo, conferindo-lhe alto potencial zootécnico. Ao que tudo nos indica ainda não foram realizados estudos sobre o bulbo olfatório de pacas. Este trabalho é inovador e potencialmente importante porque será a primeira descrição neste roedor. Os resultados certamente trarão grande contribuição para o enriquecimento dos estudos em roedores silvestres da fauna brasileira, além de dar suporte técnico e científico aos criatórios experimentais e comerciais e subsidiar estudos comparativos sobre a organização estrutural do bulbo olfatório. Este trabalho tem como objetivo descrever a morfologia e a neuroanatomia química do bulbo olfatório principal em pacas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO SASAHARA, TAIS HARUMI; LEAL, LEONARDO MARTINS; SPILLANTINI, MARIA GRAZIA; FERNANDES MACHADO, MARCIA RITA. Organisation and Tyrosine Hydroxylase and Calretinin Immunoreactivity in the Main Olfactory Bulb of Paca (Cuniculus paca): A Large Caviomorph Rodent. Neurochemical Research, v. 40, n. 4, p. 740-746, APR 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.