Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação objetiva da audição em pacientes com dislexia e distúrbios de aprendizagem da cidade de Marília-SP e região

Processo: 12/07985-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Figueiredo Frizzo
Beneficiário:Simone Fiuza Regaçone
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/00484-2 - Avaliação objetiva da audição em pacientes com dislexia e distúrbios de aprendizagem da cidade de Marília-SP e região, AP.R
Assunto(s):Audiologia   Dislexia   Potenciais evocados auditivos

Resumo

Informações atuais da literatura identificam os Potenciais Evocados Auditivos (PEA)como instrumento diagnóstico promissor, foco da avaliação funcional e objetiva do sistemaauditivo, que investiga o caminho do som da orelha até o córtex auditivo e tem aportesignificativo na caracterização dos transtornos escolares (PURDY, KELLY, DAVIES, 2002;ANDREADIS et al., 2009). O presente estudo tem como objetivo estudar os componentes dospotenciais evocados auditivos de curta média e longa latência e comparar os dados dosachados destas medidas em crianças com dislexia, distúrbios de aprendizagem e crianças semproblemas de aprendizagem. O estudo realizado será de corte transversal e delineamentoquantitativo e qualitativo, do tipo descritivo e exploratório e experimental. Serão avaliadas 45crianças, 15 com diagnóstico de distúrbios de aprendizagem, 15 disléxicos e 15 semproblemas de aprendizagem com idade acima de 08 anos, atendidas e triadas no Laboratóriode Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia daFFC/UNESP. Procedimento de pesquisa: exame de potencial evocado auditivo de curta,média e longa latência. O estudo aplicará uma bateria de testes objetivos que avaliem aaudição para uma melhor caracterização dos distúrbios de aprendizagem e auxiliar nadefinição de critérios de diagnóstico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMONE FIUZA REGAÇONE; ANA CLÁUDIA BIANCO GUÇÃO; CÉLIA MARIA GIACHETI; ANA CARLA LEITE ROMERO; ANA CLÁUDIA FIGUEIREDO FRIZZO. Potenciais evocados auditivos de longa latência em escolares com transtornos específicos de aprendizagem. Audiol., Commun. Res., v. 19, n. 1, p. 13-18, Mar. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.