Bolsa 12/04144-4 - Endotelina-1, MAPK - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Consequências do consumo crônico de etanol sobre a via das metaloproteinases e MAPKs e sobre o remodelamento tecidual em corpo cavernoso de ratos.

Processo: 12/04144-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Carlos Renato Tirapelli
Beneficiário:Jaqueline Jóice Muniz
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Endotelina-1   MAPK   Disfunção erétil   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:disfunção erétil | Endotelina-1 | Etanol | Mapk | MMPs e remodelamento tecidual | tecido cavernoso | Farmacologia

Resumo

O consumo crônico de etanol é um dos fatores de risco para a disfunção erétil (DE) de origem vascular, que além de prejudicar a ereção pode levar também a outras doenças vasculares. A ereção consiste fundamentalmente de um mecanismo que envolve estímulos nervosos e substâncias vasoconstritoras e vasodilatadoras. O óxido nítrico (NO) é um importante agente vasodilatador que induz relaxamento das células do músculo liso do tecido cavernoso, permitindo o aumento do fluxo sanguíneo peniano e conseqüente ereção. Entre as substâncias vasoconstritoras que controlam o tônus do músculo cavernoso, as de maior importância são a noradrenalina e a endotelina-1 (ET-1). Esses vasoconstritores dificultam o fluxo sanguíneo para o pênis, mantendo-o assim em seu estado de flacidez, ou seja, não ereto. O consumo crônico do etanol leva ao aumento da contração induzida por ET-1 em músculo cavernoso de rato, como visto em resultados de nosso estudo piloto. Sabe-se que além de seus efeitos na vasoconstrição, a ET-1 ativa outras vias, como a das proteínas quinases ativadas por mitógenos (MAPKs), metaloproteinases (MMPs) e aumenta a produção de espécies reativas de oxigênio (ERO). Em alguns tecidos já foi mostrado que a ativação dessas vias leva ao aumento da contração vascular, proliferação celular e remodelamento. Porém, não se sabe se a estimulação do sistema endotelinérgico pelo etanol pode levar a ativação dessas vias no tecido cavernoso. Uma vez que o consumo crônico do etanol aumenta a reatividade do músculo cavernoso à ET-1, nossa hipótese é que essa ativação endotelinérgica leve a estimulação da via das MAPKs, MMPs e produção de ERO, causando alterações estruturais e funcionais do tecido cavernoso. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é avaliar quais as consequências da ativação do sistema endotelinérgico pelo consumo crônico de etanol na expressão e ações de MAPKs, MMPs, remodelamento tecidual e produção de ERO em corpo cavernoso de rato.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUNIZ, JAQUELINE J.; LEITE, LETICIA N.; LACCHINI, RICCARDO; TANUS-SANTOS, JOSE E.; TIRAPELLI, CARLOS R.. Dysregulated mitogen-activated protein kinase and matrix metalloproteinase in ethanol-induced cavernosal dysfunction. Canadian Journal of Physiology and Pharmacology, v. 96, n. 3, . (12/04144-4, 11/12911-2)
MUNIZ, JAQUELINE J.; LEITE, LETICIA N.; DE MARTINIS, BRUNO S.; CARNEIRO, FERNANDO S.; TIRAPELLI, CARLOS R.. Chronic ethanol consumption induces erectile dysfunction: Role of oxidative stress. Life Sciences, v. 141, p. 44-53, . (12/04144-4, 11/12911-2)