Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização bioquímica e estrutural das interações do exossomo de levedura com proteínas reguladoras com proteínas reguladoras de sua atividade

Processo: 12/50196-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Carla Columbano de Oliveira
Beneficiário:Fernando Alexis Gonzales Zubiate
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/51842-3 - SMOLBNET2: estudo de estrutura de proteínas componentes e reguladoras do exossomo de Archaea e de levedura, AP.TEM
Assunto(s):Leveduras

Resumo

O exossomo é um complexo formado por onze subunidades protéicas, que está presente em archaea e eucariotos, tem atividade de RNase exonucleolítica e está envolvido em processamento e degradação de todos os tipos de RNA. A caracterização funcional e estrutural do exossomo de archaea e de levedura já foi iniciada em nosso laboratório, trabalhos nos quais a estrutura do complexo do exossomo na archaea Pyrococcus foi determinada a partir de dados de espalhamento de raios X a baixo ângulo (Ramos et al., 2006), e por cristalografia (Navarro et al., 2008). Foi também obtido um modelo da arquitetura do complexo de eucariotos a partir de dados de interação entre as subunidades do exossomo de levedura (Luz et al 2007). Como o exossomo interage inespecificamente com RNA de fita simples e está envolvido em várias etapas diferentes de processamento e degradação de RNA, o modelo atual prevê que a regulação de sua atividade se dê através da interação deste complexo com outras proteínas. O estudo de fatores reguladores do exossomo foi iniciado em nosso laboratório, e proteínas de Pyrococcus abyssi (Luz et al., 2010) e de levedura (Granato et al., 2008; Santos et al., 2011) foram identificadas por modular a atividade do complexo. As proteínas Nop53p e Nop8p foram caracterizadas no laboratório e tiveram seus papéis reguladores determinados. Estas duas são proteínas nucleolares e regulam a atividade do exossomo durante o processamento de pré-rRNA, sendo que Nop53p ativa o exossomo, enquanto que Nop8p o inibe (Granato et al., 2008; Santos et al., 2011). Este trabalho tem como objetivo principal a continuação do estudo funcional e estrutural da interação do exossomo de levedura com as proteínas que regulam a atividade deste complexo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONZALES-ZUBIATE, FERNANDO A.; OKUDA, ELLEN K.; DA CUNHA, JULIA P. C.; OLIVEIRA, CARLA COLUMBANO. Identification of karyopherins involved in the nuclear import of RNA exosome subunit Rrp6 in Saccharomyces cerevisiae. Journal of Biological Chemistry, v. 292, n. 29, p. 12267-12284, JUL 21 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.