Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos da deleção do gene da Dicer em adipócitos na gênese de doenças cardiovasculares

Processo: 12/06238-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Marcelo Alves da Silva Mori
Beneficiário:Adriano Silva Martins
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52557-0 - Identificação de mecanismos responsáveis pelos efeitos benéficos da restrição calórica, AP.JP
Assunto(s):Síndrome metabólica   Tecido adiposo   Doenças cardiovasculares   Dicer   Aterosclerose   MicroRNAs

Resumo

Projeto de Pesquisa - Nível Pós-Doutorado - FAPESP Título: Estudo dos Efeitos da Deleção do Gene da Dicer em Adipócitos na Gênese de Doenças Cardiovasculares. Candidato a Bolsa: Adriano Silva Martins. Instituição: Departamento de Biofísica - Universidade Federal de São Paulo. Data: Março, 2012. Resumo. O envelhecimento e a dieta hipercalórica contribuem para a gênese de processos crônico-degenerativos que podem resultar em um aglomerado de sintomas cardiovasculares e metabólicos denominado "Síndrome Metabólica". Dentre esses sintomas, se destaca a aterosclerose, que se caracteriza pela formação de placas de gorduras com oclusão total ou parcial de artérias. Nossos dados mostram que o processamento de miRNAs está diminuído com o processo de envelhecimento no tecido adiposo de camundongos, e que este processo pode ser revertido pela restrição calórica. O tecido adiposo tem o potencial de secretar moléculas que podem regular a função de outros tecidos, participando assim ativamente na gênese de doenças cardiovasculares. Dessa forma, nossos dados prévios nos permitem elaborar a hipótese de que a redução do processamento de miRNAs no tecido adiposo pode promover o risco prematuro de doenças associadas ao envelhecimento, particularmente as doenças cardiovasculares. Tendo isso em vista, estudaremos animais incapazes de produzir miRNAs no tecido adiposo dada uma deleção tecido-específica do gene que codifica para Dicer, uma enzima fundamental na via de processamento de miRNAs maduros. Dados preliminares demonstram uma elevação nos níveis séricos de lipídeos e alteração em alguns hormônios que participam no metabolismo de gorduras e carboidratos nesses animais, sugerindo um ambiente favorável ao desenvolvimento de aterosclerose. Neste projeto iremos desafiar esses camundongos com uma dieta ocidental rica em gorduras e/ou infusão de Angiotensina II em dose pressora e/ou uma mutação de perda de função no gene apoE, e avaliaremos o desenvolvimento de placas de ateroma, além do perfil sérico e metabólico desses animais. Com isso pretendemos entender como o processamento de miRNAs no tecido adiposo controla a gênese de doenças associadas ao envelhecimento, o que pode nos levar ainda a identificar um novo mecanismo na patogênese da aterosclerose.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANDAO, BRUNA B.; MADSEN, SOREN; RABIEE, ATEFEH; OLIVERIO, MATTEO; RUIZ, GABRIEL P.; FERRUCCI, DANILO L.; BRANQUINHO, JESSICA L.; RAZOLLI, DANIELA; PINTO, SILAS; NIELSEN, THOMAS S.; FESTUCCIA, WILLIAM T.; MARTINS, ADRIANO S.; GUERRA, BEATRIZ A.; KNITTEL, THIAGO L.; SOGAARD, DITTE; LARSEN, STEEN; HELGE, JORN W.; BRANDAUER, JOSEF; VELLOSO, LICIO A.; EMANUELLI, BRICE; KORNFELD, JAN-WILHELM; KAHN, C. RONALD; VIENBERG, SARA G.; ZIERATH, JULEEN R.; TREEBAK, JONAS T.; MORI, MARCELO A. Dynamic changes in DICER levels in adipose tissue control metabolic adaptations to exercise. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA, v. 117, n. 38, p. 23932-23941, SEP 22 2020. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.