Busca avançada
Ano de início
Entree

Cimentos de fosfato de cálcio contendo whisker de CaSiO3 e gelatina: melhora da resistência mecânica e controle da porosidade

Processo: 12/07556-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Mariana Motisuke
Beneficiário:Verônica Ribeiro dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Silicato de sódio   Biomateriais

Resumo

A busca por biomateriais porosos (scaffolds) capazes de permitir e estimular a formação de um novo tecido ósseo tem despertado o interesse de pesquisadores tendo em vista o crescente número de publicações nesta área. Dentre os biomateriais com potencial aplicabilidade estão os cimentos de fosfato de cálcio (CFC) que, apesar de apresentarem elevada biocompatibilidade, bioatividade e osteocondução, sua utilização é limitada devido à sua baixa resistência mecânica e ao difícil controle de sua porosidade e, consequentemente, de sua taxa de degradação. Uma estratégia para elevar a resistência mecânica é a adição de whiskers ou fibras de biocerâmicas. Uma vez que o silício é responsável pelos processos fisiológicos que controlam o crescimento de ossos e cartilagens, whiskers de silicato de cálcio podem apresentar as propriedades necessárias para a adição do mesmo ao CFC. A gelatina, uma proteína surfactante, pode ser adicionada ao CFC auxiliando no controle da porosidade e da taxa de degradação. Logo, o objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de scaffolds baseados em uma nova formulação de CFC de ±-TCP reforçado com whiskers de silicato de cálcio (W, wollastonita, CaSiO3) e gelatina. Além disso, será possível definir rotas de síntese técnica e economicamente viáveis, na tentativa de se produzir tecnologia nacional permitindo a redução de custos e, consequentemente, de preços dos materiais utilizados na ortopedia e na odontologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTISUKE, MARIANA; SANTOS, VERONICA R.; BAZANINI, NAIANA C.; BERTRAN, CELSO A. Apatite bone cement reinforced with calcium silicate fibers. JOURNAL OF MATERIALS SCIENCE-MATERIALS IN MEDICINE, v. 25, n. 10, p. 2357-2363, OCT 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.