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A peça de aprendizagem: Heiner Müller e o modelo brechtiano

Processo: 12/06497-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 30 de outubro de 2012
Vigência (Término): 21 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Lucianno Ferreira Gatti
Beneficiário:Lucianno Ferreira Gatti
Anfitrião: Stefan Willer
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Center for Literary and Cultural Research Berlin, Alemanha  
Assunto(s):Estética do teatro   Teoria crítica   Teatro (literatura)

Resumo

O objeto do projeto de pesquisa é a avaliação dos pressupostos históricos e estéticos da forma teatral da "peça de aprendizagem" (Lehrstück) a partir do tratamento dado a essa forma pelo trabalho dramatúrgico de Heiner Müller em sua produção da década de 1970. Duas hipóteses de investigação serão testadas por este projeto: 1) a produção dramatúrgica de Müller nesse período é indissociável do enfrentamento crítico do teatro de Bertolt Brecht, particularmente do modelo da peça de aprendizagem, formulado por Brecht em A Medida (1930); 2) tal enfrentamento pressupõe a retomada de um debate estético e literário entre Walter Benjamin e Brecht a respeito da forma da parábola na obra de Franz Kafka. (AU)