Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades não-extensivas da matéria hadrônica.

Processo: 12/05085-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Airton Deppman
Beneficiário:Lucas Marques
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O estudo da transição entre os regimes confinado e desconfinado do meio hadrônico é uma das fronteiras da Física Nuclear atual. As dificuldades para a compreensão dessa transião estão ligadas ao caráter não-perturbativo da QCD nas condições relevantes para este projeto. Os métodos mais comuns são o uso de QCD na rede e de modelos de gás de ressonâncias hadrônicas. Neste trabalho será explorada a possibilidade de descrever os processos físicos através da teoria termodinâmica auto-consistente não-extensiva (TACNE), recentemente proposta. A investigação consiste em confrontar as previsões desta teoria com dados experimentais de alta energia de diversos experimentos, e com estados hadrônicos já observados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, L.; ANDRADE, II, E.; DEPPMAN, A. Nonextensivity of hadronic systems. Physical Review D, v. 87, n. 11 JUN 27 2013. Citações Web of Science: 48.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Lucas. Estudo das propriedades não-extensivas das colisões ultrarelativísticas. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.