Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimerização via metátese por abertura de anel de olefinas cíclicas catalisada por complexo de rutênio imobilizado em nanotubo de carbono

Processo: 12/05608-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Benedito dos Santos Lima Neto
Beneficiário:Mayara Conrado Sartori
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Polimerização   Química inorgânica   Rutênio   Alcenos

Resumo

Pretende-se imobilizar o complexo [RuCl2(PPh3)3] em matriz de nanotubo de carbono (NTC), de forma que seja empregado em reações de ROMP (ring opening metathesis polymerization). As reações serão testadas com norborneno e norbornadieno em soluções de CHCl3 à temperatura ambiente e a 50 °C, por intervalos de tempo de 5 a 60 min, e comparadas com sistemas em fase homogênea. O iniciador [RuCl2(PPh3)3] será fixado pelo ligante piperidina substituído (HOCH2-piperidina) que será covalentemente ligado ao NTC derivado por cadeia orgânica previamente sintetizada.Dessa forma, este projeto faz parte do desenvolvimento de iniciadores heterogeneizados com o objetivo de possibilitar o reuso de catalisadores, dentro da fronteira de transferência de tecnologia. A recuperação do catalisador será testada utilizando uma metodologia pulsada com o uso de agente de transferência de cadeia (ATC) cis-estilbeno: ROMP-ATC-ROMP-ATC-... etc. A cada ciclo ROMP-ATC, o polímero é decantado, para então iniciar um novo ciclo. Dentro desse desenvolvimento, será verificada a eficiência do iniciador imobilizado de forma a aperfeiçoar problemas com interação substrato/iniciador no seio da solução, considerando que se trata de uma reação de polimerização. Serão observados problemas de desativação, lixiviação e difusão, que podem ser minimizados pela ROMP-pulsada usando um ATC apropriado.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARTORI, Mayara Conrado. Polimerização via metátese por abertura de anel de olefinas cíclicas catalisada por complexo de rutênio imobilizado em nanotubos de carbono. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.