Busca avançada
Ano de início
Entree

ASPECTOS AMBIENTAIS E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE Betta splendens (REGAN) CULTIVADO EM TANQUE EXTERNO

Processo: 12/05527-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Sipaúba Tavares
Beneficiário:Anna Maria Appoloni
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Plâncton   Limnologia   Qualidade da água

Resumo

O trabalho proposto faz parte de um estudo que vem sendo desenvolvido no Centro de Aquicultura da Unesp (Jaboticabal) no Laboratório de Limnologia e Produção de Plâncton em parceria com o Laboratório de Peixes Ornamentais, visando o conhecimento das condições ambientais e do hábito alimentar para a criação de peixes ornamentais de água doce, Betta splendens (REGAN), criados em tanque externo ao laboratório. Nesta etapa do trabalho já foram realizadas as coletas das variáveis limnológicas e zootécnicas, restando a avaliação estatística dos dados de campo, a contagem da comunidade planctônica na água e do plâncton do trato digestório, sendo a primeira, de importância não só como fonte primária de alimento para peixes, como também, considerada importante ferramenta para avaliação da qualidade da água, já que as alterações das concentrações de nutrientes determinam mudanças na composição da biota aquática.A indústria de peixes ornamentais vem crescendo de forma ascendente em muitos países, sendo um comércio caro e restrito. Para que este setor da aquicultura possa se expandir de forma não agressiva aos ecossistemas naturais, o conhecimento das condições ambientais, incluindo a biota aquática (plâncton) e o hábito alimentar, é de importância crucial para o melhor desempenho destas espécies de peixes em sistema de criação em cativeiro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L. H. SIPAÚBA-TAVARES; A. M. APPOLONI; J. B. K. FERNANDES; R. N. MILLAN. Feed of Siamese fighting fish, Betta splendens, (Regan, 1910) in open pond: live and formulated diets. Brazilian Journal of Biology, v. 76, n. 2, p. 292-299, Jun. 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.