Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção do EcPV-3 e EcPV-4 em amostras de placa aural equina incluídas em parafina usando a PCR

Processo: 12/06378-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Paes de Oliveira Filho
Beneficiário:Luiza Stachewski Zakia
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Equus caballus papillomavirus   Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Placa aural   Técnicas de diagnóstico animal   Equinos   Dermatologia veterinária

Resumo

A placa aural é uma doença cosmopolita que causa desconforto aos animais e prejuízos aos proprietários. Quatro tipos de Equus caballus papillomavirus (EcPV) foram identificados. Destes, dois foram associados à placa aural, EcPV-3 e 4. A detecção do EcPV-3 e/ou 4 por PCR utilizando amostras de placas aurais conservadas em formalina e embebidas em parafina ainda não foi realizada com sucesso. Portanto, o objetivo desse estudo será detectar o DNA do EcPV-3 e 4, por PCR, em amostras de pele auricular conservadas em formalina e embebidas em parafina. Estas amostras, proveniente de 10 equinos infectados naturalmente, possuem diagnóstico clínico-histológico de placa aural e EcPV-3 e/ou 4 já foi detectado nestas amostras por PCR realizado após a colheita (amostras ainda frescas). O DNA será extraído das amostras (blocos de parafina) com o kit de purificação do DNA de tecidos fixados em formalina e embebidos em parafina. A PCR será padronizada utilizando o DNA extraído e primers específicos para EcPV-3 ou EcPV-4. Os produtos de PCR positivos serão purificados e sequenciados, e as sequências obtidas, comparadas com as sequências depositadas no GenBank, para confirmar o diagnóstico. Este teste auxiliará o diagnóstico etiológico da placa aural e possibilitará a realização de estudos retrospectivos em amostras provenientes de arquivos histológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAKIA, L. S.; BASSO, R. M.; OLIVO, G.; HERMAN, M.; ARAUJO, JR., J. P.; BORGES, A. S.; OLIVEIRA-FILHO, J. P. Detection of papillomavirus DNA in formalin-fixed paraffin-embedded equine aural plaque samples. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 67, n. 4, p. 1193-1196, AUG 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.