Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca de metabólitos secundários de invertebrados marinhos com atividade leishmanicida, antiviral, anti-inflamatória e contra micro-organismos resistentes

Processo: 12/07884-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Ivan Rodrigues Maranho Severo
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos naturais   Antibióticos   Anti-inflamatórios   Invertebrados marinhos

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo a descoberta de metabólitos secundários potencialmente bioativos contra Leishmaniose, em processos inflamatórios, como agentes anti-virais ou contra micro-organismos resistentes a antibióticos. Será realizado o estudo químico biomonitorado de extratos brutos oriundos de dois invertebrados, coletados no litoral do Rio de Janeiro, selecionados com base em seu perfil de atividades biológicas e de perfil químico por HPLC-UV-MS. Extratos brutos de ascídias, esponjas e nudibrânquios serão preparados e enviados para bioensaios para se detectar ação leishmanicida, anti-inflamatória, anti-viral e anti-microbiana. Além disso, os mesmos extratos serão avaliados por LC-PDA-MS. Serão selecionados dois dos extratos que apresentarem maior potencialidade nos ensaios biológicos, e também que apresentarem perfil químico condizente com a presença de metabólitos secundários. Após fracionamento dos extratos, isolamento e purificação de substâncias puras, estas serão identificadas através da análise de seus dados espectroscópicos. Isoladas em quantidade suficiente (> 4 mg), tais substâncias serão avaliadas nos bioensaios nos quais os extratos brutos foram ativos, de maneira a se conhecer seu perfil de atividade e, se possível, seu mecanismo de ação. Desta forma, o projeto visa explorar fontes marinhas para a descoberta de compostos que possam eventualmente servir como modelos para o desenvolvimento de fármacos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEVERO, Ivan Rodrigues Maranho. Levantamento do perfil motivacional de alunos, do ensino médio, de três escolas públicas da cidade de São Carlos/SP, na disciplina de Química. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.