Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática filogenética, biogeografia e revisão taxonômica do grupo Bothrops jararaca (Serpentes, Viperidae)

Processo: 12/09156-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Hussam El Dine Zaher
Beneficiário:Fausto Erritto Barbo
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50206-9 - Origem e evolução das serpentes e a sua diversificação na região neotropical: uma abordagem multidisciplinar, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Bothrops jararaca   Biogeografia   Sistemática

Resumo

O grupo Bothrops jararaca é composto atualmente por três espécies, Bothrops jararaca, B. alcatraz e B. insularis, além de uma espécie nova em descrição, todos endêmicos da Mata Atlântica do Brasil. Com exceção das três últimas, que são espécies insulares, a distribuição de B. jararaca no Brasil abrange desde o sul do estado da Bahia, descendo pelas florestas costeiras e semideciduais da região Sudeste, incluindo as ilhas costeiras, até a região Sul do país. Devido à ampla distribuição e a diversidade de padrões de formas e cores (e.g. algumas espécies insulares podem apresentar menores comprimentos e atributos ecológicos distintos) deve se tratar provavelmente de um complexo de espécies. Estudos recentes de filogeografia apontam forte estruturação genética no continente, sugerindo que as populações dos clados norte e sul estejam isoladas entre si por uma barreira localizada entre os estados de São Paulo e Paraná. A grande representatividade dessa espécie em coleções científicas brasileiras e do exterior, e a facilidade de encontros no campo, permitem uma investigação detalhada sobre as relações filogenéticas do complexo Bothrops jararaca e, a partir disso, será possível explorar e determinar padrões históricos de distribuição, bem como o reconhecimento de novos táxons. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Nova espécie de jararaca descoberta em ilha do Espírito Santo pode estar em extinção 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBO, FAUSTO E.; GASPARINI, JOAO LUIZ; ALMEIDA, ANTONIO P.; ZAHER, HUSSAM; GRAZZIOTIN, FELIPE G.; GUSMAO, RODRIGO B.; FERRARINI, JOSE MARIO G.; SAWAYA, RICARDO J. Another new and threatened species of lancehead genus Bothrops (Serpentes, Viperidae) from Ilha dos Franceses, Southeastern Brazil. Zootaxa, v. 4097, n. 4, p. 511-529, APR 4 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.