Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos combinados da exposição ao di-n-butil ftalato e do ambiente obesogênico sobre a resposta tecidual da próstata de gerbilos adultos

Processo: 11/16316-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Rejane Maira Góes
Beneficiário:Mariana Marcielo de Jesus
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia celular   Proliferação celular   Próstata

Resumo

A próstata é uma glândula acessória do aparelho genital masculino responsável pela secreção de substâncias envolvidas na sobrevivência, viabilidade e motilidade dos espermatozoides. Por ser andrógeno-dependente, esta glândula está sujeita a diversas alterações patológicas durante o envelhecimento e pode ser considerada um importante indicador de toxidade reprodutiva. Os ftalatos são utilizados na fabricação dos mais variados produtos, como cosméticos, embalagens de alimentos, brinquedos e materiais de construção. Estudos experimentais indicam que eles atuam como disruptores endócrinos, principalmente quando expostos em altas doses e durante gestação, pois alteram a sinalização de andrógenos e comprometem a formação dos órgãos andrógenos dependentes. A obesidade, por sua vez, também afeta o meio de hormônios esteróides, influenciando sua síntese e biodisponibilidade, e podendo, dessa forma, acarretar em sérios problemas de fertilidade e aumentar a incidência de câncer de próstata. O objetivo desse estudo é avaliar os efeitos combinados da exposição ao ambiente obesogênico e a doses baixas do disruptor endócrino di-n-butil ftalato, desde a gestação até a maturidade sexual, sobre a resposta tecidual da próstata ventral de gerbilos machos na idade adulta. O ambiente obesogênico será induzido às mães ou prole pelo consumo de dieta contendo 20% de lipídeos saturados e o di-n-butil ftalato (DBP) será administrado na água de beber (dose 5 mg/kg de peso corporal/dia). Os gerbilos adultos (14 semanas de idade) serão agrupados em: Grupo controle (C) - filhos de mães tratadas com ração balanceada para roedores e alimentados com a mesma ração até a maturidade sexual; Grupo tratado com di-n-butil ftalato (F) - gerbilos sujeitos à alimentação normal, conforme o grupo C, mas expostos ao DBP durante a gestação, lactação até a vida adulta; Grupo sujeito ao ambiente obesogênico durante a gestação, lactação até a maturidade sexual (Ob) - filhos de mães tratadas com ração hiperlipídica e alimentados com a mesma ração a partir do desmame até a maturidade sexual e Grupo sujeito ao ambiente obesogênico durante a gestação, lactação até a maturidade sexual e à exposição concomitante ao DBP (ObF) - gerbilos alimentados com ração hiperlipídica, conforme o grupo Ob, e expostos ao DBP durante a gestação, lactação até a maturidade sexual. A resposta prostática será avaliada com base nas alterações histológicas, estereológicas e na incidência e multiplicidade de lesões malignas e pré-malignas. Por meio de imunocitoquímica serão estimadas as atividades de proliferação e morte celular e a sinalização de hormônios esteróides na glândula será avaliada com base na expressão dos receptores de andrógeno e estrógeno tipo B. Consideramos que este estudo trará novos subsídios para a compreensão da relação existente entre o ambiente obesogênico e a exposição à disruptores endócrinos sobre a morfofisiologia da próstata masculina.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE JESUS, MARIANA MARCIELO; NEGRIN, ANA CAROLINA; TABOGA, SEBASTIAO ROBERTO; PINTO-FOCHI, MARIA ETELVINA; GOES, REJANE MAIRA. Histopathological alterations in the prostates of Mongolian gerbils exposed to a high-fat diet and di-n-butyl phthalate individually or in combination. REPRODUCTIVE TOXICOLOGY, v. 52, p. 26-39, APR 2015. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Mariana Marcielo de. Efeitos combinados da exposição ao di-n-butil ftalato e do ambiente obesogênico sobre a resposta tecidual da próstata de gerbilos adultos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.