Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para determinação de multirresíduos de agrotóxicos em cultura de alface, por cromatografia líquida de ultra eficiência e cromatografia líquida acopladas à espectrometria de massas sequencial

Processo: 11/23127-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Sales Fontes Jardim
Beneficiário:Fernanda Ribeiro Begnini
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57897-9 - Preparação, caracterização e aplicação de novas fases estacionárias para cromatografia líquida de alta eficiência e eletrocromatografia, AP.TEM
Assunto(s):Espectrometria de massas   Métodos analíticos de preparação de amostras   Alface   Cromatografia líquida

Resumo

A qualidade da produção agrícola brasileira é muito afetada pela presença de pragas nas culturas, sendo necessária a utilização de agrotóxicos de diferentes classes químicas, a fim de auxiliarem no aumento da produtividade e da qualidade dos alimentos. No entanto, seu uso pouco criterioso, não seguindo as Boas Práticas Agrícolas, pode trazer efeitos adversos ao meio ambiente e à saúde humana e animal, tornando-se de vital importância um maior controle sobre os tipos e as quantidades dos agrotóxicos empregados na agricultura. Diante deste contexto, este projeto visa o desenvolvimento e a validação de novos métodos analíticos para a determinação de multirresíduos de agrotóxicos em alface, uma hortaliça muito consumida. Estas determinações são importantes para assegurar a qualidade da produção e dos ecossistemas. A cromatografia líquida de alta eficiência e a cromatografia líquida de ultra eficiência acopladas à espectrometria de massas sequencial, que são técnicas modernas e sensíveis para a detecção de substâncias em níveis de traço, serão utilizadas no desenvolvimento de métodos, que serão otimizados e validados para aumentar a seletividade e diminuir o tempo de análise, permitindo a detecção rápida de elevado número de agrotóxicos, dentro dos limites máximos de resíduo permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O método QuEChERS será aplicado para a extração dos resíduos de agrotóxicos da matriz alface, assim como para a remoção de interferentes, por ser um método rápido, eficiente e robusto, podendo ser modificado para a otimização do preparo da amostra. Este projeto permitirá com que os métodos desenvolvidos possam ser selecionados por diferentes órgãos governamentais e setores de exportação no país, com o intuito de regrar e monitorar o uso de agrotóxicos neste tipo de produto agrícola no Brasil.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEGNINI KONATU, FERNANDA RIBEIRO; SALES FONTES JARDIM, ISABEL CRISTINA. Development and validation of an analytical method for multiresidue determination of pesticides in lettuce using QuEChERS-UHPLC-MS/MS. JOURNAL OF SEPARATION SCIENCE, v. 41, n. 8, p. 1726-1733, APR 2018. Citações Web of Science: 13.
BEGNINI KONATU, FERNANDA RIBEIRO; BREITKREITZ, MARCIA CRISTINA; SALES FONTES JARDIM, ISABEL CRISTINA. Revisiting quick, easy, cheap, effective, rugged, and safe parameters for sample preparation in pesticide residue analysis of lettuce by liquid chromatography-tandem mass spectrometry. Journal of Chromatography A, v. 1482, p. 11-22, JAN 27 2017. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.