Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da fase de transição para cuidados paliativos exclusivos em pacientes com cânceres de mama e ginecológico avançados

Processo: 12/03793-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Paiva
Beneficiário:Fernanda Capella Rugno
Instituição-sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Quimioterapia   Comunicação   Cuidados paliativos   Neoplasias mamárias

Resumo

Com a progressão do câncer, o foco do tratamento muda de curativo para paliativo; nos casos de tumor ginecológico ou de mama avançado (TGMA), o tratamento antineoplásico tem intenção paliativa. A fase de transição entre o encerramento do tratamento antineoplásico (fase ativa do tratamento) para um cuidado essencialmente paliativo (cuidados paliativos [CP] exclusivos) deve garantir a qualidade de vida (QV). A compreensão das estratégias de enfrentamento dessas pacientes durante toda a trajetória da doença possibilita uma maior aproximação com os profissionais da saúde, respaldando a sua atuação para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento mais positivas e eficientes. Assim, a presente pesquisa pretende avaliar as estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes com TGMA durante a transição no modelo de tratamento. As mulheres com diagnóstico de TGMA serão seguidas de forma prospectiva, com 2 avaliações dos índices de ansiedade, depressão, QV e estratégias de enfrentamento. Serão utilizados os instrumentos EMEP, HADS, EORT-QLQ-C30, um protocolo de coleta de dados, a escala de desempenho clínico (KPS) e 4 questões abertas abordando as percepções da paciente acerca da comunicação do encerramento do tratamento antineoplásico realizada pelo médico oncologista. Os dados coletados serão analisados qualitativa e quantitativamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUGNO, FERNANDA CAPELLA; RIBEIRO PAIVA, BIANCA SAKAMOTO; PAIVA, CARLOS EDUARDO. Early integration of palliative care facilitates the discontinuation of anticancer treatment in women with advanced breast or gynecologic cancers. GYNECOLOGIC ONCOLOGY, v. 135, n. 2, p. 249-254, NOV 2014. Citações Web of Science: 30.
RUGNO, FERNANDA CAPELLA; RIBEIRO PAIVA, BIANCA SAKAMOTO; NUNES, JOAO SOARES; PAIVA, CARLOS EDUARDO. ``There won't' be anything else ... it's over{''}: Perceptions of women referred to palliative care only. European Journal of Oncology Nursing, v. 18, n. 3, p. 261-266, JUN 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.