Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão da enzima indoleamina-2,3-dioxigenase em trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss)

Processo: 12/04738-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:José Roberto Kfoury Júnior
Beneficiário:Fernanda Cardoso
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leucócitos   Imunologia

Resumo

O sistema imunológico dos peixes pode ser dividido em imunidade inata e em imunidade adquirida. Os peixes representam o primeiro grupo de vertebrados a desenvolver imunidade adquirida e são capazes de desencadear uma resposta imune rápida frente a doenças causadas por diversos agentes patogênicos. A indoleamina 2,3-dioxigenase (IDO) é uma enzima que pode ser expressa por variados tipos celulares, e atua na regulação do sistema imunológico, inibindo a proliferação de linfócitos T, através do catabolismo do triptofano. Em mamíferos, a expressão e mecanismos de ação da IDO são muito estudados, contudo a constatação da existência desta enzima em peixes teleósteos ainda não está comprovada. Desta forma este estudo tem por objetivo averiguar a expressão de receptores de IDO em células sanguíneas e em órgãos hematopoiéticos de trutas arco íris, (Oncorhynchus mykiss) através da imunohistoquímica, no intuito de trazer informações relevantes do ponto de vista filogenético, uma vez que a presença da IDO poderia ser indicativo de um sistema de regulação da resposta imunológica celular nos peixes, particularmente na truta arco íris.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Fernanda. Expressão da enzima Indoleamina-2,3-dioxigenase em trutas Arco-Íris (Oncorhynchus mykiss). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.