Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de linhagens mutantes de Salmonella enterica Typhimurium para genes codificadores de proteínas ligantes de DNA: avaliação de características fenotípicas

Processo: 12/05308-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcelo Brocchi
Beneficiário:Tamires Fernanda Vilas Boas Cordeiro
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia médica

Resumo

Dados recentes de nosso grupo indicam que mutantes nulos de Salmonella enterica Typhimurium para genes codificadores de Naps (nucleoid-associated proteins), incluindo ihfA e ihfB, genes codificadores do Integration Host Factor (IHF) são atenuados quanto a virulência e capazes de induzir proteção no modelo murino de infecção. Tais resultados sugerem importante papel das diferentes Naps na virulência bacteriana. Com base no exposto, o objetivo deste projeto é investigar o papel biológico de outros genes codificadores de Naps em S. enterica Typhimurium. Isso será alcançado através da análise fenotípica dos mutantes quanto ao crescimento in vitro e a sobrevivência frente ao estresse nutricional e sob condições ácidas e quanto à capacidade de invasão e sobrevivência em macrófagos. Além disso, a atenuação da virulência será avaliada in vivo utilizando o modelo murino de infecção. Caso a atenuação da virulência seja elevada (diferença de 3 logs ou mais da DL50), as linhagens serão avaliadas quanto ao potencial vacinal também no modelo murino.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORDEIRO, Tamires Fernanda Vilas Boas. Construção de linhagens mutantes de Salmonella enterica Typhimurium para genes codificadores de proteínas ligantes de DNA : avaliação de características fenotípicas. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.