Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento de sementes de milho com zinco e cobre

Processo: 12/05598-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Silvio Moure Cicero
Beneficiário:Marcos Altomani Neves Dias
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57900-0 - Análise de imagens na pesquisa em tecnologia de sementes, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/00563-5 - Permeabilidade do pericarpo de sementes de milho avaliada por meio de traçadores fluorescentes, BE.EP.MS
Assunto(s):Nutrição mineral de plantas   Zea mays   Tecnologia de sementes

Resumo

Dentre as maneiras de fornecimento de nutrientes às culturas, enquadra-se o tratamento de sementes, que permite uma distribuição uniforme de elementos exigidos em pequenas quantidades, como o zinco e o cobre. O suprimento destes micronutrientes é fundamental para a obtenção de elevadas produtividades na cultura do milho (Zea mays L.) no Brasil, dada a escassez dos mesmos em grande parte dos solos nas regiões produtoras do grão no país. Este estudo tem como objetivo principal verificar o efeito do tratamento de sementes de milho com óxido de zinco (ZnO) e carbonato de cobre (CuCO3), na qualidade das sementes e no desenvolvimento inicial das plantas de milho. Para isso, serão utilizadas sementes do híbrido 2B688Hx, diferindo quanto ao tamanho e vigor, sendo dois lotes de peneira 24, com maior e menor vigor, e dois lotes de peneira 20, com maior e menor vigor. Os tratamentos consistirão em duas doses de ZnO + CuCO3, duas doses de ZnO, duas doses de CuCO3 e o tratamento testemunha. A qualidade das sementes será avaliada em cinco épocas, por meio dos testes de germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas em areia, índice de velocidade de emergência de plântulas, análise computadorizada de plântulas (SVIS®) e teste de frio. Na primeira época de avaliação, será realizada a pesagem da massa de matéria seca das raízes e partes aéreas das plântulas, seguida da determinação do teor de zinco e cobre nos tecidos das mesmas. Os dados obtidos permitirão verificar os efeitos do tratamento de sementes de milho com ZnO e CuCO3 e comparar os resultados obtidos entre lotes de sementes com tamanhos e potenciais fisiológicos distintos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCOS ALTOMANI NEVES DIAS; SILVIO MOURE CICERO. Effect of copper carbonate and zinc oxide applied to seeds on copper and zinc uptake by maize seedlings. Bragantia, v. 75, n. 3, p. 286-291, Set. 2016. Citações Web of Science: 1.
DIAS, MARCOS ALTOMANI NEVES; CICERO, SILVIO MOURE; LUZ COELHO NOVEMBRE, ANA DIONISIA. Uptake of seed-applied copper by maize and the effects on seed vigor. Bragantia, v. 74, n. 3, p. 241-246, JUL-SEP 2015. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Marcos Altomani Neves. Tratamento de sementes de milho com zinco e cobre. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.