Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da xilose isomerase de Propionibacterium acidipropionici e expressão em Saccharomyces Cerevisiae visando a produção de etanol de segunda geração

Processo: 12/05827-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Beatriz Temer
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saccharomyces cerevisiae

Resumo

Devido a crescente preocupação por questões ambientais, combustíveis gerados de fontes renováveis surgem como uma alternativa a utilização de combustíveis fósseis, responsáveis pela emissão de gases agravantes do efeito estufa. No Brasil, o processo de produção de etanol a partir da cana-de-açúcar utilizando a levedura Saccharomyces cerevisiae é amplamente utilizado. A produção de etanol produz uma quantidade significativa de bagaço de cana, cuja matéria lignocelulósica, se completamente utilizada, representa um potencial de produção de etanol 16 vezes maior do que a fermentação da sacarose da cana-de-açúcar utilizada atualmente. A utilização de biomassa lignocelulósica para produção de etanol de segunda geração é uma estratégia altamente promissora, e o desenvolvimento de tecnologias que visam otimizar essa produção é o foco de estudo de muitos pesquisadores. Um dos desafios a serem superados é encontrar um micro-organismo capaz de consumir eficientemente tanto pentoses quanto hexoses. A bactéria Propionibacterium acidipropionici, utilizada em diversos processos industriais, é capaz de fermentar eficientemente a xilose, utilizando a enzima xilose isomerase para converter xilose à xilulose. Este estudo visa estudar os genes expressos durante a fermentação da xilose por P. acidipropionici, bem como desenvolver uma levedura capaz de fermentar xilose. Estratégias de engenharia genética serão utilizadas, visando expressar o gene responsável pela produção da xilose isomerase de P. acidipropionici em uma linhagem de S. cerevisiae. Posteriormente serão realizados estudos de engenharia evolutiva com essa levedura com a intenção de selecionar mutantes com melhor desempenho no consumo de xilose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEMER, BEATRIZ; DOS SANTOS, LEANDRO VIEIRA; NEGRI, VICTOR AUGUSTI; GALHARDO, JULIANA PIMENTEL; MELLO MAGALHAES, PEDRO HENRIQUE; JOSE, JULIANA; MARSCHALK, CIDNEI; RIBEIRO CORREA, THAMY LIVIA; CARAZZOLLE, MARCELO FALSARELLA; GUIMARAES PEREIRA, GONCALO AMARANTE. Conversion of an inactive xylose isomerase into a functional enzyme by co-expression of GroEL-GroES chaperonins in Saccharomyces cerevisiae. BMC Biotechnology, v. 17, SEP 9 2017. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEMER, Beatriz. Expressão da xilose isomerase de Propionibacterium acidipropionici em Saccharomyces cerevisiae visando a produção de etanol de segunda geração. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.